terça-feira, maio 13, 2008

Meninos da Avó

O projecto poético "Os Meninos da Avó" surgiu no final do ano de 2004, na antiga Casa de Pasto "A Casa da Avó", no Centro da Vila de Sintra. A ideia inicial implicou reunir poetas e outros operários da palavra e do espírito com carácter de urgência e com periodidicidade regular numa taberna para nós emblemática e símbolo da melhor hospitalidade e gastronomia sintrense! O convívio descontraído pautou as nossas sessões onde pontificaram diversíssimos criadores e leitrores em amena tertúlia. Fechado o espaço da Casa da Avó, a tertúlia mudou-se para a cafetaria da Quinta da Regaleira, onde se aliou à magia do espaço e ao seu carácter intimista uma marcada presença quinzenal de variados escritores. Algum tempo depois, a tertúlia veio a realizar-se nos restaurantes "Culto da Tasca" e no Bar "Dois ao Quadrado", no bairro da Estefânia, em Sintra. Desde o início que Os Meninos da Avó estão presentes no Encontro de Alternativas de Sintra com o desejo de contribuir para o êxito do evento através da intervenção da palavra dita e pela propaganda do espírito poético e criativo!
Marcaremos a nossa presença com as intervenções de poetas convidados que lerão textos originais!

meninosdaavo.blogspot.com

Meditação Raja Yoga: uma experiência de paz

1 de Junho, Domingo
Pelas 12h, Sala polivalente
Com Luis Fernandes
A palestra incidirá sobre a meditação, uma experiência de ligação espiritual com o Ser Supremo, com a Fonte, que nos devolve a luz da consciência verdadeira através da compreensão da nossa essência. Também serão abordados aspectos relacionados com o ser, a harmonia consigo mesmo, com os outros, com o Ser Supremo, com a Natureza. O que significa viver, o equilíbrio da vida.
http://www.brahma-kumaris.net/

Reflexo - Associação Cultural e Teatral

30, 31 de Maio e 1 de Junho

A Reflexo - Associação Cultural e Teatral iniciou o seu percurso em 2001 com o objectivo de criar espectáculos de teatro para a infância com cariz itinerante, que se destacassem pela sua irrepreensível qualidade. O objectivo é garantir que as escolas ou mesmo outros espaços menos convencionais, possam ter acesso a um tipo de espectáculo que normalmente só seria possível assistir nos Teatros.
Toda a actividade artística do grupo é desempenhada por actores, músicos, cenógrafos, jornalistas, autores e encenadores, que dedicam grande parte das suas vidas a este trabalho.
Em Outubro de 2007 emergiu uma nova força cultural no centro da vila de Sintra, pela mão da Associação Cultural e Teatral REFLEXO.
O nosso compromisso passa por impulsionar a cultura em Sintra de uma forma totalmente inovadora. Vamos fazer Cultura Viva, vamos estar presentes e marcar o dia-a-dia de quem vive em Sintra e não só.


O Espaço Reflexo é uma casa que pode ser frequentada por qualquer pessoa que tenha interesse nas mais diversas expressões artísticas.
Irão decorrer actividades culturais como: aulas regulares dentro das mais diversas áreas artísticas, programação permanente de espectáculos de teatro, dança, música, performance entre outros."

Dobra Dobra - Origami

30, 31 de Maio e 1 de Junho
Com Manuela Galante

Artesãos, artistas e designers, conscientes do papel que cada um de nós tem na preservação ou destruição do ambiente, respondem das mais variadas formas ao desafio proveniente da tentativa de minimizar os impactos da produção e do consumo na sustentabilidade futura do planeta.
Dobra-dobra é um projecto de artesanato contemporâneo sustentável da autoria da designer Manuela Galante e sua filha Filipa Pereira que começaram a criar bijutaria com a técnica do origami, uma arte tradicional milenar de dobrar papel, muito popular no Japão e no Oriente em geral.

Chama-se Origami (ori significa “dobrar” e kami “papel”) a esta arte popular que necessita apenas de folhas de papel em formato quadrado. A arte não é cara, pode ser feita em qualquer lugar e não requer equipamento especial a não ser uma superfície dura e plana para trabalhar.
No origami aprende-se a respeitar uma folha de papel como sendo uma preciosidade. Esta filosofia japonesa explica-se através da mentalidade oriental que não tolera o desperdício.
A base das peças criadas por nós é feita em origami, no entanto as possibilidades técnicas de trabalhar com o papel e outros materiais que entretanto começámos a reutilizar são infinitas. O material que utilizamos é proveniente da reutilização de sacos de papel, papel de embrulho do chá, embalagens de alimentos e bebidas, mapas, folhetos, desdobráveis, redes, plásticos e todo o tipo de material que encontramos e nos apetece experimentar e que, de outra forma, iria para o lixo, se não lhe déssemos uma segunda vida. As formas, as cores, as texturas, os materiais e as técnicas são variadas e conjugadas ao sabor da ocasião, por vezes sujeitas aos materiais de desperdício que vamos adquirindo, o que fazem com que as peças sejam únicas. O nosso objectivo é criar a partir do desperdício, usar a matéria-prima disponível dos resíduos do nosso quotidiano, reaproveitando outros materiais e mostrar aos outros que podemos actuar de forma responsável utilizando materiais e produtos reciclados, reutilizáveis e amigos da terra. Será que podemos adaptar as nossas atitudes aos novos desafios da sustentabilidade?

segunda-feira, maio 12, 2008

Cor-acao-universal

30 de Maio, Sexta-feira, das 16H00 às 20H00
31 de Maio, Sábado, das 11H00 às 20H00
01 de Junho, Domingo, das 11H00 às 20H00
Com Maria Ana Gorjão, na Tenda Cor-Ações-Universais


O coração é a cor em acção é a vida é a união à fonte divina de luz e amor. É através do coração que transmutamos e equilibramos os nossos corpos e chakras.
Cada chakra tem um som uma cor e um desenho sagrado com formas geométricas que são as mandalas , a pintura das mandalas levam-nos consciente e inconscientemente a níveis mais profundos que ajudam a desbloquear os bloqueios e podermos receber o amor cósmico que nos liga (religa ) ao eu superior.
Neste encontro alternativas em Sintra agradeço ao universo por poder participar, partilhar e proporcionar o atelier oficina constante de pintura das mandalas dos chakras.
Quanto mais pintamos, contemplamos e meditamos uma mandala , mais transmitimos paz, harmonia e amor ao nosso corpo que é um templo sagrado ao nosso redor e aos que nos rodeiam.
A pintura do chakra cardíaco do coração eleva-nos à dança divina do cosmos e a ter a consciência do amor e da alegria de viver na nossa sagrada mãe terra.

sábado, maio 10, 2008

As Doulas na humanização do parto

1 de Junho, Domingo
Pelas 15h, Sala Polivalente
Com Carla Silveira, Susana Pinho e Catarina Pardal
"Há mulheres que ajudam outras mulheres a encontrarem o poder dentro de si para conduzirem o nascimento dos seus filhos e terem uma experiência de parto que as realize enquanto mulheres como um todo. Essas mulheres são as doulas."
Associação Doulas de Portugal

"Uma doula é uma mulher geralmente com experiência de maternidade, que conhece e compreende a fisiologia do parto, que acompanha a mulher durante a gravidez e que está ao seu lado durante o parto, ajudando-a a sentir-se segura de modo a que ela consiga mais facilmente dar à luz. A doula acompanha também o processo do pós-parto (cuidados com a mãe e com o recém-nascido, amamentação, adaptação da família a um novo elemento)
Geralmente, a doula conhece a futura mãe durante a gravidez, estabelecendo-se entre elas uma relação de empatia e confiança, importante para o acompanhamento do parto que acontecerá mais tarde. Ao longo da gravidez, a doula presta apoio emocional, esclarece dúvidas, auxilia na pesquisa de informação e ajuda a desmistificar o parto e o pós-parto.
Durante o trabalho de parto, a doula está com a mãe, mantendo uma presença discreta, tranquilizadora e criando uma esfera de protecção à sua volta, assegurando a satisfação das suas necessidades básicas: privacidade, segurança, luz atenuada, redução do uso de linguagem e conforto térmico, favorecendo assim o bom desenrolar do trabalho de parto fisiológico.
No hospital, a doula é um recurso particularmente precioso pois aí o pessoal médico não tem disponibilidade para prestar assistência personalizada. A doula funciona também como uma interface entre a mãe e o pessoal hospitalar, defendendo os seus interesses e desejos quanto ao seu parto.
A doula constitui um apoio não só à mãe como ao casal, sendo que o seu objectivo é sempre criar um ambiente harmonioso à volta da mãe, e reduzir a sua ansiedade, pois é isso que facilitará o trabalho de parto, ela transmite tranquilidade também ao pai, podendo ajudá-lo a prestar um melhor apoio à sua companheira.
Vários estudos comprovam os benefícios da presença de uma doula durante o trabalho de parto, diminuindo significativamente o número de intervenções médicas desnecessárias e aumentando a satisfação das mulheres relativamente à sua experiência de parto.
A doula é nos dias de hoje uma profissional da humanização do parto, que vê o parto como um evento normal e pleno de significado na vida das mulheres, porque o compreende para além do processo fisiológico, concebe-o numa dimensão totalitária: física, psicológica, sexual, emocional e espiritual do ser feminino.
Doulas são amortecedores afectivos. Funcionam para proteger as pacientes das inúmeras provas, dúvidas, angústias, às quais ela é submetida durante o nascimento de uma criança. (...) O nascimento humano provoca uma gama de sentimentos que normalmente não experimentamos no nosso dia-a-dia. É um momento muito mágico e muito poderoso. Por isso, as pessoas que estão presentes neste momento, são imanadas de uma energia muito especial, que impregna seus corpos e almas com uma luminosidade lilás e brilhante. As doulas, mulheres como as parturientes, são abençoadas com a dádiva da cumplicidade, e recebem como prémio a gratidão eterna."
Dr. Ricardo Herbert Jones, obstetra brasileiro e coordenador da Rede para a Humanização do Nascimento (ReHuNa) no Brasil



Carla Silveira
Sou mãe da Maria com 4 anos. Sou instrutora de yoga (trabalho com yoga na gravidez e pós-parto), educadora perinatal e Doula.
Tenho hoje a certeza de que o parto é um fenómeno natural e de que todas as mulheres dão à Luz com todo o seu corpo, toda a sua mente, emoções e espírito. A partir deste ponto guio-me como doula, consciente de que o nosso trabalho é cuidar, preencher de humanidade este evento e colaborar com a natureza.

Catarina Pardal
Chamo-me Catarina Pardal, nasci em maio de 1977 e sou mãe da Princesa Mariana nascida em 2004 e do Pirata Rodrigo nascido em 2006.
Para mim , o parto é sem dúvida um marco profundo na alma da mãe e do bebé. O corpo feminino carrega em si todas as condições necessárias para parir, como doula a minha função é apoiar incondicionalmente a grávida, lembrando-lhe a sua capacidade inata para fazer nascer um bebe. Um parto feliz e activo não gera apenas bebes saudáveis, gera mães felizes e confiantes, garante um vínculo mais intenso entre mãe e filho, gera mulheres mais fortes e poderosas. É por isto que amo ser Doula... Sou Educadora Perinatal, dou cursos de preparação para o nascimento e de Massagem para Bebés ao domicilio. Sou Personal trainer para gravidas e mamãs, instrutora de pilates.

Susana Pinho
Sou mãe de uma menina e dois meninos, sou terapeuta energética e doula, nasci a 20 de Outubro de 1975. Para mim, o nascimento é um milagre e deve ser vivido como um momento sagrado. Apoiar outras mães a serem protagonistas do seu parto, é mais do que uma profissão, é acima de tudo um apelo do coração.

Yoga para Crianças

1 de Junho, Domingo
Pelas 18h30, Sala da Hora do Conto
Com Carla Silveira

O Yoga para Crianças tem como objectivo primordial proporcionar às crianças uma oportunidade para se conhecerem a si mesmas e ao Universo que as rodeia, relembrando o respeito e atenção que devemos a todos os seres do planeta.
Praticamos Yoga de uma forma lúdica, realizando posturas que imitam a natureza, animadas por exercícios de respiração e com técnicas criativas de relaxamento.
O Yoga para Crianças proporciona momentos de muitas expressões: contos, música, jogos, pinturas que animam a experiência das posturas, respiração e relaxamento.

Benefícios:
Promove a saúde e o bem-estar geral
Desenvolve corpos fortes, flexíveis, músculos mais tonificados e uma melhor circulação sanguínea
As crianças tomam mais consciência do próprio corpo, desenvolvendo os sentidos, a coordenação motora e boa postura
Aumenta a concentração, o foco e a atenção;
Constrói a auto-estima e confiança;
Activa a criatividade, imaginação e o sentido estético;
Desenvolve o equilíbrio, a calma, o autocontrole e a auto-disciplina
Promove a cooperação em vez da competição
Cultiva a empatia e interacção com as outras crianças e com o mundo


Carla Silveira
Com o Yoga sente-se mais próxima de si, dos outros e da Força da Criação. Momentos de União que vem experimentando nos últimos 10 anos, procurando ir mais fundo a cada dia. Instrutora formada pela Federação Portuguesa de Yoga. Desenvolve o seu trabalho com o ensino de Hatha Yoga para adultos e crianças.A sua própria maternidade e a paixão pela Vida, da semente da Criação ao nascimento da Criatura, fê-la tornar-se Doula (mulher que apoia outras mulheres durante a gravidez, parto e pós-parto), dá aulas de Yoga para grávidas e faz parte de um grupo de preparação para o nascimento numa abordagem holística.

Yoga para grávidas

31 de Maio, Sábado
Pelas 11h, Sala da Hora do Conto
Com Carla Silveira
“O que uma criança aprende no útero jamais aprenderá na terra”
Yogi Bhajan

A prática de Yoga durante a gravidez vai muito além do conceito de exercício suave que permite à grávida manter a boa forma ou do conjunto de técnicas respiratórias que facilitam o trabalho de parto. O Yoga prepara a mulher para o parto, através da respiração (Pranayama), exercícios (Àsana), do relaxamento e da meditação (ajudando a controlar e dissipar medos e ansiedades) mas é sobretudo importante o seu contributo para que a experiência da gravidez possa ser vivida em pleno. O Yoga ajuda a criar laços fortes com o bebé que cresce in utero.
Através da prática continuada do Yoga, a grávida tem a possibilidade de criar confiança na sua capacidade inata de gerar e de dar à luz.
A mulher aprende a conhecer e a dar resposta às necessidades do seu corpo, o que permitirá uma maior consciência daquilo que precisa de fazer durante o trabalho de parto.
O Yoga contribui muito para que a mãe se sinta confiante, tranquila, plena e segura e possa transmitir esses sentimentos ao bebé, criando com ele um vínculo de união muito especial.
Benefícios:
* Promove uma gravidez e gestação mais saudáveis;
* Ajuda a futura mãe a aceitar as mudanças inerentes à gravidez;
* Melhor oxigenação celular, ajudando a evitar as cãimbras e outras dores;
* Melhora a circulação e diminui a hipótese de se desenvolverem varizes;
* Trabalha a coluna, melhora a postura;
* Elimina a azia, falta de ar e dores lombares;
* Aumenta os níveis de energia e bem-estar, diminui a fadiga, tanto na gestação, como no parto e pós-parto;
* Promove tranquilidade emocional e libertação de endorfina (anestésico natural) na corrente sanguínea;
* Fortalece e aumenta a elasticidade muscular;
* O controlo da respiração ajuda a gerir a dor das contracções. Promove o equilíbrio das polaridades energéticas e harmoniza as emoções;
* Ajuda a grávida a vencer os seus temores, a afastar pensamentos negativos, a compreender as variações de estados de ânimo.

Carla Silveira
Instrutora formada pela Federação Portuguesa de Yoga.
Doula - mulher que apoia outras mulheres na Gravidez, Parto e Pós-Parto. Faz parte da Associação de Doulas de Portugal. Sócia da Humpar-Associação Portuguesa pela Humanização do Parto.
Mãe...

Yoga

30 de Maio, Sexta-feira
Pelas 18h30, na Sala da Hora do Conto
Com Carla Silveira

Yoga significa União.
É a nossa união: corpo, mente, emoções e espírito. É também a nossa união com o mundo que nos cerca.
Através da prática do Yoga, o indivíduo toma consciência de toda a sua dimensão, das suas capacidades, da sua força interior e desejo de Libertação.
O corpo funciona como um veículo para a mente. Através de posturas, técnicas respiratórias, relaxamento e meditação, o praticante encontra o seu equilíbrio físico e a união com a mente.
O yoga é um conjunto de técnicas que trabalha o ser humano a todos os níveis, melhorando a sua energia e oferecendo um imenso bem-estar.
A prática do Yoga ensina-nos a escutar o corpo, promove a harmonia interior e desenvolve a autoconfiança.


Benefícios
· Regula a respiração
· Proporciona um relaxamento geral
· Combate o stress
· Aumenta a concentração
· Melhora a circulação do sistema sanguíneo e linfático
· Trabalha cada músculo, nervo e glândula
· Aumenta a flexibilidade e a vitalidade
· Aumenta e canaliza a energia
“O Yogui vê-se no coração de todos os seres, e vê todos os seres no seu coração”
Bhagavad Gita


Carla Silveira
Com o Yoga sente-se mais próxima de si, dos outros e da Força da Criação. Momentos de União que vem experimentando nos últimos 10 anos, procurando ir mais fundo a cada dia. Instrutora formada pela Federação Portuguesa de Yoga. Desenvolve o seu trabalho com o ensino de Hatha Yoga para adultos e crianças.
A sua própria maternidade e a paixão pela Vida, da semente da Criação ao nascimento da Criatura, fê-la tornar-se Doula (mulher que apoia outras mulheres durante a gravidez, parto e pós-parto), dá aulas de Yoga para grávidas e faz parte de um grupo de preparação para o nascimento numa abordagem holística.

quinta-feira, maio 08, 2008

Yoga do Riso

30 de Maio, Sexta-feira
das 15h às 22h31 de Maio, Sábado e 1 de Junho, Domingo
das 10h às 22h
Na Tenda da Cresceres
Com Rogério Paulo

O Yoga do Riso é uma técnica que leva o ser humano a enfrentar a vida de uma forma mais alegre. O “truque” está em resolver o que de menos bom nos acontece RINDO. Se bem que não se possa considerar o YOGA DO RISO como uma terapia, a técnica pode no entanto ser encarada como “terapêutica” já que os seus benefícios são imensos.O YOGA DO RISO é uma actividade realizada em grupo, onde os elementos partilham a alegria de “gargalhar”.
Destina-se a todas as pessoas de todas as idades.

Este método foi criado em 1995 pelo médico indiano de clínica geral Dr. Madan Kataria. Ele percebeu que o riso ajuda no processo de recuperação sempre que nos sentimos em desequilíbrio.
Quando rimos, toda as células do nosso corpo sofrem um processo de “oxigenação”, é por isso que, no final de “rirmos a valer” nos sentimos muito leves. Às vezes parece que não estamos sequer na nossa dimensão física/corpórea. Sentimo-nos a “flutuar” e com uma grande sensação de bem-estar, uma vez que são libertadas endorfinas, a chamada morfina natural que o organismo liberta e que vai provocar essa maravilhosa sensação de bem-estar.

O cérebro não distingue o riso espontâneo do riso forçado, reconhece apenas o RISO como sinal de alegria e felicidade, por este motivo, resulta igual o benefício de rir de verdade ou a fingir. As repercussões de um e outro riso para o organismo são exactamente as mesmas.



Os benefícios são muitos e de várias ordens. Começa por melhorar a saúde de uma maneira geral, o que traz mais qualidade de vida e bem-estar a quem o prática. Através do Yoga do Riso gere-se eficazmente o stress, uma vez que se passa do estado de alerta (stress) para o estado descontraído (zen). Pelo Yoga do Riso resgata-se com sucesso a nossa “criança interior” que, com o passar dos anos vamos esquecendo que existe, acabando muitos de nós por a deixar morrer.
Benefícios a nível físico:
- Aumenta o nível de oxigénio no organismo
- Liberta endorfinas (morfina natural do organismo)
- Melhora o sistema respiratório e cardio-vascular
- Aumenta a resistência física, pois o sistema imunitário é fortalecido
- Sensação de bem-estar
- Regula o peso
Benefícios a nível psicológico:
- Melhoria da auto-estima
- Combate a ansiedade
- Transmuta as emoções menos boas em boas
- Previne os estados depressivos
- Repõe a energia de uma forma geral
Benefícios sociais:
- Aproxima as pessoas. Ninguém é capaz de estar zangado junto de alguém que ri.
- A qualidade de vida no trabalho sai fortificada, e o desempenho profissional é o primeiro a dar conta disso mesmo
- Melhora as relações humanas de uma forma geral.

ROGÉRIO PAULO
Nasceu em Lisboa a 21 de Março de 1959. Desde sempre apaixonado pelos mistérios da vida, procurou respostas nos relacionamentos e comportamentos da espécie humana. Descobriu a sua espiritualidade e iniciou-se no Reiki. Estudou Engelharia Humana com António Guimarães e formou-se no “Processo para a Excelência XXI”. A descoberta dos cristais aproximou-o a António Duncan e com ele formou-se em terapias com cristais. Estudou a vibração do som pelas taças tibetanas com Ingrid Ortelbach e desenvolveu terapias conjuntas com vários terapeutas juntando as vibrações do som e dos cristais nas massagens e reflexologia. Frequentou vários cursos de desenvolvimento pessoal incluindo o método de Louise Hey. Formou-se em Yoga do Riso com Helena Mineiro e fundou o Clube do Yoga do Riso de Sintra. Actualmente dá cursos de cristais, Iniciação ao Processo de Excelência Pessoal e cursos de meditação. Faz Cristaloterapia, Leitura de Cristais e Yoga do Riso.

Yoga do Riso
Clube do Riso

Massagem de Som

30 de Maio, Sexta-feira
das 15h às 22h
31 de Maio, Sábado e 1 de Junho, Domingo
das 10h às 22h
Na Tenda da Cresceres
Com Liliana Oliveira

A Massagem de Som tem base na ancestral sabedoria tibetana de acção curativa através do som.
É realizada com Taças Tibetanas de uma liga metálica especial, que emitem sons e ultra-sons actuando directa e indirectamente no organismo humano, provocando um relaxamento profundo, seguido de uma harmonização energética que desencadeia processos de cura e bem-estar.
A harmonia de cada indivíduo é muitas vezes alterada pelo o stress e agitação do quotidiano. O recurso a esta terapia, ajudará a atenuar preocupações, as inseguranças e os consequentes bloqueios energéticos responsáveis pelo aparecimento de maleitas físicas, emocionais e mentais.
A Massagem de Som é reconhecida pela sua acção terapêutica em numerosos países europeus.
Principais benefícios da Massagem de Som:
- Melhoria da capacidade em atingir um relaxamento profundo;
- Desbloqueio energético e sensação de bem-estar;
- Maior domínio sobre a resolução de problemas e preocupações;
- Aumento da criatividade, concentração e capacidade de acção;
- Reforço do sistema imunológico e melhoria da segurança psicológica




LILIANA OLIVEIRA
Nascida em Lisboa a 12 de Agosto de 1969. Fez o nível I e II de Reiki com Paula Coelho. Frequentou vários workshops de Cristais e formou-se em Cristaloterapia em Janeiro de 2007 com Rogério Paulo. Fez os níveis I, II, III e IV de Massagem de Som com Taças Tibetanas com Ingrid Ortelbach e Elisabeth Dierlich. Actualmente faz Cristaloterapia, Leitura de Cristais, Harmonização de Ambientes com Cristais, Meditações e Massagem de Som com Taças Tibetanas

Cresceres

Katharsis - Concerto de Encerramento

1 de Junho, Domingo
21h30, Tenda Cónica



O monstro nasceu, KATHARSIS:
Uma busca interior pela purificação das emoções e paixões - efeito que se pretendia da tragédia grega - através do terror e da adrenalina que provoca nos espectadores.
Uma limpeza interior, espiritual (spirit revolution) - uma revolução! Que congrega sons e vibrações dos 4 cantos do mundo, misturando influências:
do country ao celta, do àrabe ao flamenco, do reggae ao ska, fundem-se em Katharsis com o vibrar da terra mãe, com a cor e cheiro da lava ardente, e a gélida impaciência da neve crispitante, originando assim esse som gutural com fome de tudo e sabor a mundo, de fazer estremecer o chão que vibra aos nossos pés...
Seguidores fieis seguem cegamente o estado de espírito e o sentimento katharsiano (renascido da tragédia grega) expande-se agora por todo o país, purificando-nos à moda antiga...

Duvıdo que num prıncıpıo alguem se tenha apercebıdo do que ırıa acontecer. Foı um processo que nasceu espontaneamente, sem grande pompa ou cırcunstancıa, mas que cedo prometeu assumır proporçoes estrondosas! Andrezadas dá a força crıadora, e do compasso da sua baterıa saı o metodo e a organızaçao.

Tommy - Baixo, acordeão, melódica, voz
Empresta laıvos da sua crıatıvıdade multıfacetada, no seu baıxo ou em qualquer outro ınstrumento.

Sarmento - Guitarra solo, didgeridoo, voz
Respıra ıdealısmo, usa o poder kathartıco para concretızar utopıas em cada acorde da sua guıtarra.

Rouxınol - Percussão, voz
É o lutador de cabeça baıxa: sabe onde quer chegar mas camınha com pacıencıa e humıldade, sabedorıa e serenıdade, e ao refrear os ımpetos dos outros equılıbra a banda.

Jorge - Guitarra, banjo, gaita de foles, voz
Cedo se revelou crucıal. Abrıu novos horızontes e desmıstıfıcou o conceıto de katharsıs. Inundou-os com novas sonorıdades e ıncentıvou o crescımento desnorteado (para dıferentes áreas musıcaıs) o que se revelou nao só muıto ınteressante como também a ımagem de marca dos katharsıs actuaıs. Verdadeıro, sımples, rude, ımpacıente.

Mansos - Trompete, voz
Só maıs tarde, com o seu regresso à banda, é que revelou a sua verdadeıra potencıalıdade. Começou por tocar guıtarra rıtmıca, mas ganhou depoıs um papel de enorme destaque como trompetısta. Conseguıu alargar aında maıs o espectro da banda, dar-lhe novas formas e maıs consıstencıa.

Fılıpa - Voz
Entrega-se de corpo e alma ao que faz. É tão forte como a sua voz, e nao precısa de cantar para se perceber ısso. Marca a vıda e deıxa-se marcar, em concerto leva ısto ao lımıte.

Andrezadas - Bateria, percussão, voz
O cérebro e motor de arranque ritmado. é o pioneiro e o comandante deste navio.







Mas o que maıs marca nos katharsıs é serem voluntarıamanete ınacabados, assumıdamente ımpolıdos e perfeıtos na sua ımperfeıção. Estão numa busca ıncansável pelo que há de maıs além, e apesar de terem partıdo de uma sonorıdade reggae, revelaram-se desde logo despretencıosos, descomprometıdos e experımentadores. Isto permıtıu-lhes vıajar musıcalmente aos maıs recondıdos cantos da terra, e às vezes aında maıs além! Com um sentıdo de humor únıco passam de uma tenda de cırco as areıas da arabıa, cavalgam no faroeste para se perderem num acampamento cıgano… É por ısto que a musıca que ouvımos soa tao sıngular e genuína como famılıar e ancestral – é a musıca do mundo.
O rıtmo é frenétıco, provocador e ındıgnado. É uma revolta contra o compasso vulgar, comodısta e ınconsequente. É esta revolta que despoleta a transformação do Ser.

Katharsis

terça-feira, maio 06, 2008

Alteração da Programação

Só para informar que a KUMPANIA ALGAZARRA não estará presente no Domingo, dia 1 pelas 21h30 conforme anunciado, devido ao facto de terem optado por ir tocar a Itála nas mesmas datas decorrentes do Encontro.
Assim sendo, anunciaremos em breve quem fechará em beleza este ano o Encontro.
Obrigada,
A produção

A Permacultura e a Consciência

30 de Maio, Sexta-feira
Pelas 16h, Sala Polivalente
Com Jorge Crespo

A Permacultura© é um conceito nascido na Austrália no início dos anos 70 às mãos dos seus pensadores Bill Mollison e David Holmgren.
Tem como base de partida a Diminuição dos Consumos e Partilha dos excedentes, o Cuidar do Planeta e das Pessoas (todos os seres).
A consciência do caminho trilhado pela humanidade na senda do progresso atira-nos para becos evolucionários/progressistas sem saída. Daí a necessidade de construir um modelo de projecto/design de habitats humanos sustentáveis.
A tomada de consciência sobre variados temas relacionados com a nossa prestação enquanto espécie e enquanto indivíduos dessa espécie numa sociedade em mutação e ao mesmo tempo em rota de colisão com a sua sobrevivência.
A Permacultura© como forma de encontrar um caminho alternativo na senda do progresso humano em harmonia com a natureza valorizando a diversidade e a permanente cultura.
Uma ética de transição necessária para de tornar humanamente suportável o caminho de mudança da consciência e da prática de uma vida responsável e sustentável.


Jorge Crespo
Nascido em 1964, vivi sempre perto da terra embora seja de formação completamente urbana.
A consciência da terra foi semeada pelos pais ainda que de forma não estruturada.
Autodidacta por excelência o meu percurso teve sempre a ver com a tecnologia, informática, programação, energias alternativas e agora também a Permacultura©.
Ligado às tecnologias por vocação e curiosidade encontrei na Permacultura o elo de ligação que faltava para tornar consistente a prestação enquanto cidadão do mundo.
É através dela que desenvolvo o meus projectos de vida.

sexta-feira, maio 02, 2008

A Astrologia como Caminho de Evolução

30 de Maio, Sexta-feira
Pelas 18h, Sala Polivalente
Com João Pires

Toda a existência tem em si Arquétipos de manifestação que traduzem padrões de comportamento.
Em todos os acontecimentos e pessoas que estão na nossa vida vemos personificações desses padrões que desde os primórdios da história foram representados por figuras e imagens que perduram até hoje.
Identificar e reconhecer esses Arquétipos é libertar e integrar o Inconsciente ao Consciente nas relações humanas.
A Astrologia como linguagem simbólica, ensina-nos a identificar esses padrões de comportamento e mostra-nos como o auto conhecimento nos permite um caminho de mudança e de transformação pessoal, abrindo a porta que conduz à Sabedoria e à Liberdade individual.

João Pires
Apesar de ter iniciado o meu percurso espiritual (consciente) em 1994, durante muito tempo segui um percurso igual ao de tantas pessoas, acreditando na “segurança” que a matéria pode oferecer.
Foi necessário um “empurrão” da Vida, fazendo desmoronar toda uma velha estrutura de valores, para perceber que a única e verdadeira segurança reside na capacidade de mudança e no reconhecimento de que somos um espírito em evolução dentro de um corpo.
Hoje tento partilhar experiências com aqueles que se fizeram ao Caminho de redescoberta de si mesmos, mostrando que sempre existem “Albergues” onde a Alma pode repousar na sua jornada e recobrar forças para continuar na senda de auto-conhecimento.

Linguagem da cor

1 de Junho, Domingo
Pelas 16h, Sala Polivalente
Com Yasmin

A cor é a linguagem da Manifestação na Natureza e em todos os seres vivos. Cores distintas reúnem-se em plena Harmonia para criar algo tão impressionante que ilumina o Céu em dias de tempestade como os maravilhosos Arco Íris. Mas no Arco Íris o que realmente é importante é a diferença de cada cor.
Como seres vivos também nós somos influenciados pelas cores que nos rodeiam. É por essa razão que desde há muito tempo que todas as técnicas de marketing exploram as mensagens inconscientes das cores.
Cada cor tem uma vibração específica que indica características, potenciais e dons únicos.
Também nós temos as nossas cores, elas são a expressão do nosso valor e da nossa autenticidade!

Yasmin (Elsa Luís)
Terapeuta, Astróloga, Intuitiva Emocional
Durante muito tempo senti que “algo” faltava na minha vida. Todos à minha volta tentavam que eu me conformasse com a carreira numa multinacional, e todos os confortos financeiros inerentes ao cargo.
Após enfrentar um cancro de mama descobri a força dentro de mim e percebi que o que me faltava era o meu Ser.
Hoje, com o meu trabalho, tento transmitir às pessoas que cruzam o meu caminho que também dentro delas existe uma força por descobrir.

Alinhamento de Chakras

31 de Maio, Sábado
Pelas 14h, Sala Polivelente
Com José António Ribeiro

Por ‘alinhamento dos chakras’ pretende-se significar a desobstrução, limpeza e harmonização dos principais centros energéticos do corpo humano. Em última instância, o equilíbrio assim obtido conduz à integração do funcionamento dos vários chakras, que passam a funcionar como um todo único.
As diferentes tendências existentes tendem a propor para o alinhamento os métodos mais diversos. Desde a meditação aos mantras, ao uso de cristais, florais, sons, cores, ou mesmo drogas, há um sem número de técnicas à disposição de quem pretender trabalhar os chakras.
Contudo é necessário ter presente que, seja qual for a método ou técnica escolhido, o caminho ma seguir deve produzir resultados permanentes num espaço de tempo, que se quer curto.
Por esse motivo, proponho a técnica da visualização desenvolvida, há alguns anos, por um psiquiatra americano, que a ela se refere como ‘os animais do poder’. Para acelerar os resultados, esta técnica pode ser complementada por alguns dos métodos mais tradicionais (florais, cristais, etc.).
Os resultados obtidos com um pequeno número de sessões individuais, ao longo de um período de tempo bastante curto – seis sessões distribuídas por outros tantos meses – podem ser espectaculares, levando a uma transformação da pessoa verdadeiramente espantosa. É claro que o número de sessões e o período de tempo variam conforme o estado inicial de cada um, bem como do empenho que põe na sua transformação. Mas, em qualquer dos casos, o crescimento individual, a transformação, a aquisição de novas capacidades e a doação de um novo sentido à vida, são verdadeiramente notáveis.

Nota: No final da palestra , e para quem o desejar, será feito o pequeno exercício de visualização que costumo utilizar para início do tratamento.

José António Lopes Ribeiro
Doutoramento em Antropologia pela UTL (Lisboa)
Diploma de hipnoterapia pela LSCH (Londres)
Exercício profissional como professor
Actualmente exerce como hipnoterapeuta

quinta-feira, maio 01, 2008

Programação 2008

SEXTA-FEIRA 30 DE MAIO
15h Abertura
17h Inauguração Oficial

Oficinas
Das 15h às 20h
15h às 20h Pintura Facial – Ana Penitência
16h às 19h30 Marionetas com material reciclado – Inês Clematis
16h Fórum social – EclipseArt
17h Fiação – Fátima Amorim
18h Plantas Medicinais – Fernanda Botelho
18h Ilustração a 3 dimensões – Margarida Botelho
19h World Art – EclipseArt

Palestras
Das 16h às 20h
16h Permacultura – Jorge Crespo
17h Energias para aplicações sustentáveis – Francis Thompson
18h Astrologia como caminho da evolução – João Pires
19h Espirais de vida – Susana Pinho

Massagens (por marcação)
Das 16h às 20h
Massagem Biodinâmica
Massagem Breuss
Massagem Sacro-craniana
Massagem de Relaxamento
Reiki
Massagem de Som com Taças Tibetanas
Shiatsu
Massagem Chinesa – TuiNa
Massagem Ayurvédica
Massagem Terapêutica
Massagem Dorn
Indian Head Massage
Reflexologia (pés)
Cristaloterapia

Artesanato, Produtos Biológicos e Associações
Das 15h às 23h

Exposição Colectiva de Fotografia
Das 15h às 20h
Manuel Pessôa-Lopes
Nuno Palha
Pauliana Valente

Práticas:
17h Viagem Xamânica
18h30 Yoga
19h30 Chi-Kung

Dança:
21h Nomade – Oriental, fusão

Poesia:
18h às 18h30
Luís Sarmento

Música:
19h Timeless Jazz Quartet - Jazz
22h The Most Wanted – Reggae / Ska

Música no recinto
Das 15h às 22h
Farra Fanfarra – Jam Band / Jazz / Ska

Cozinha Vegetariana
Das 15h às 22h

SÁBADO 31 DE MAIO
Oficinas
Das 10h30 às 19h30
10h30 às 19h30 Marionetas com material reciclado – Inês Clematis
11h às 20h Pintura Facial – Ana Penitência
14h Construção de Assadores Solares de Enchidos – Júlio Piscarreta
15h30 às 16h30 Linguagem Criativa – Ana Paulico e Giancarlo de Aguiar
16h às 17h30 Teatro – Rui Mário
16h Ilustração a 3 dimensões – Margarida Botelho
16h Fórum social – EclipseArt
17h às 18h30 Danças Europeias – Alagamares
18h às 19h30 Dança do Ventre – Teresa Tavares
19h World Art – EclipseArt
19h Indian Head Massage - Sam Santos

Palestras
Das 11h às 19h
11h A importância da massagem em Mulheres grávidas e adolescentes – Sam Santos
12h Património Sintrense –Alagamares
14h Alinhamento de Chakras – José António Ribeiro
15h Visualização curativa – Marisa Oliveira
16h Florais de Minas (Brasil) – Marisa Oliveira
17h VITAC: Vivenciar talentos e auto-conhecimento – Ana Pulino e Giancarlo de Aguiar
18h As verdades das religiões e o encontro das civilizações – Madalena Cavaleiro e Pedro Tavares D’Almeida
19h Mitologia da paisagem – Luís Sarmento
20h Lançamento da Revista “Nova Águia” da Associação Agostinho da Silva

Massagens (por marcação)
Das 10h às 12h30, das 15h às 20h
Massagem Biodinâmica
Massagem Breuss
Massagem Sacro-craniana
Massagem de Relaxamento
Reiki
Massagem de Som com Taças Tibetanas
Shiatsu
Massagem Chinesa – TuiNa
Massagem Ayurvédica
Massagem Terapêutica
Massagem Dorn
Indian Head Massage
Reflexologia (pés)
Cristaloterapia

Artesanato, Produtos Biológicos e Associações
Das 10h às 23h

Exposição Colectiva de Fotografia
Das 10h às 20h
Manuel Pessôa-Lopes
Nuno Palha
Pauliana Valente

Práticas:
11h Yoga para grávidas
16h30 Viagem Xamanica
19h30 Chi-Kung

Dança:
21h Uterus – Oriental, contemporâneo

Teatro:
15h30 Teatro Tapa Furos “Estórias Aluadas” – Teatro Infantil

Poesia:
16h às 16h30
Meninos d’avó

Música:
17h QB – Música Portuguesa19h30
Yemanjazz – Afro-beat / Jazz / Regional Mexican22h
Peace Revolution – Experimental / Electrónica / Indie

Cozinha Vegetariana
Das 10h às 22h

DOMINGO 1 DE JUNHO
Oficinas
Das 10h às 20h
10h às 20h Pintura Facial – Ana Penitência
10h às 19h30 Marionetas com material reciclado – Inês Clematis
11h às 12h30 “Criar-te” Brincar com expressão – Ana Paulico e Giancarlo de Aguiar
11h às 13h Caça Sonhos – Sílvia Barbosa
12h às 13h Leitura natural da Aura (crianças) – Susana Pinho
12h às 13h Tablas – Marcos Félix
14h Construção de assadores Solares de enchidos – Júlio Piscarreta
15h às 18h (Sala de Exposições) Resgate a sua Criança Interior – Marisa Oliveira
16h Fórum social – EclipseArt
17h às 18h Dança do ventre – Teresa Tavares
17h às 18h Plantas medicinais (crianças) – Fernanda Botelho
19h World Art – EclipseArt
19h Cosmética Natural para adolescentes – Sam Santos
19h às 20h Danças Europeias – Alagamares

Palestras
Das 11h às 18h
11h Biorgonomia – Alda Arnauth e Luís Filipe Pereira – Centro de Paz
12h Meditação raja-yoga: uma experiência de paz – Luís Fernandes – BK
14h O caminho e as práticas espirituais – Miguel Guimarães
15h As Doulas na humanização do parto – Carla Silveira, Catarina Pardal e Susana Pinho
16h Linguagem da cor – Yasmin
17h Crianças Estrela – Susana Pinho1
8h As crianças: Um universo de amor – Lucília Plácido

Massagens (por marcação)
Das 10h às 12h30, das 15h às 20h
Massagem Biodinâmica
Massagem Breuss
Massagem Sacro-craniana
Massagem de Relaxamento
Reiki
Massagem de Som com Taças Tibetanas
Shiatsu
Massagem Chinesa – TuiNa
Massagem Ayurvédica
Massagem Terapêutica
Massagem Dorn
Indian Head Massage
Reflexologia (pés)
Cristaloterapia

Artesanato, Produtos Biológicos e Associações
Das 10h às 22h

Exposição Colectiva de Fotografia
Das 10h às 20h
Manuel Pessôa-Lopes
Nuno Palha
Paulina Valente

Práticas:
14h Viagem Xamânica com Som
18h30 Yoga para crianças
19h30 Chi-Kung

Teatro:
15h Caixinha de Música – Teatro Infantil com música ao vivo
16h30 Histórias de Assustar e Rir – Teatro Infantil

Poesia:
18h às 19h30

Música:
17h Atma – Acoustic / Root Music / Fusion
19h30 Pedro Madaleno Trio “Dissidentes” – Jazz / Rock
20h (Sala Polivalente) Aurora – Filme mudo com banda sonora ao vivo
21h30 Kumpania Algazarra – Música do mundo

Música no Recinto
Das 15h às 21h30
Djamboonda – Música Tradicional Africana

Cozinha Vegetariana
Das 10h às 22h

Nos Jardins da Biblioteca Municipal de Sintra - Casa Mantero - Junto à Estação da CP de SintraEntrada Livre

Teatro Tapa Furos

30 de Maio, Sexta-feira
das 15h às 22h
31 de Maio, Sábado e 1 de Junho, Domingo
das 10h às 22h


Desde a sua fundação, o Teatro TapaFuros tem procurado uma versatilidade que julgamos ser imprescindível face ao panorama cultural contemporâneo. São os tempos da interdisciplinaridade ou da transdisciplinaridade, são tempos de uma procura vigorosa – e por vezes angustiante – de novas linguagens, de novos caminhos e soluções. Mas esta angústia não é negativa e propõe antes um revigorar de energias, um olhar ainda mais atento e pertinente sobre a realidade e suas diversas manifestações. Versatilidade – do ponto de vista estritamente artístico – na procura de novas linguagens, como arte total que é o teatro, nos dias de hoje existem inúmeras possibilidades, e aqui a tecnologia tem aberto surpreendentes soluções: o recurso ao vídeo, nas vertentes de imagem diversas, mas igualmente cruzando com a música electrónica (por computador) ou as mais recentes propostas da área da dança contemporânea, do movimento, da própria palavra que toma novos significados, e do cruzamento da cenografia com a escultura, a instalação, etc... São surpreendentes os resultados desta interdisciplinaridade ou, usando outro termo em voga, da transdisciplinaridade – pois todas as linguagens artísticas já se transpôem ou transmutam entre si com resultados muito positivos para o que poderá ser a constituição de uma contemporaneidade na arte teatral.
O Teatro TapaFuros delineia a sua acção em três momentos, sempre com o objectivo do encontro com diversos tipos de público:
* o trabalho no teatro para a infância e juventude, com textos quase sempre inéditos, lúdicos e pedagógicos, é uma aposta na formação de um público que será inevitavelmente o público de amanhã
* o trabalho de sala, procurando igualmente textos que proponham novos olhares sobre as mais variadas temáticas e assuntos, na perspectiva da reflexão e numa constante investigação de novas linguagens
* o trabalho na área de teatro de rua, que tem sido amplamente explorado pelo Teatro TapaFuros e num local tão imensamente propício como é Sintra, com toda a sua monumentalidade.. .O encontro com o público, por vezes em lugares inesperados e de maneiras inusitadas.

Acreditamos que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo destes anos está profundamente enraizado na comunidade e tem provado estar no bom caminho, visto ser relativamente fácil observar. Aumento de público (e públicos) nas diversas fases de trabalho.
O Teatro revela a vida, em suma. O Teatro TapaFuros gosta deste diálogo com o público: desta conversa tudo tem nascido...
O poeta diz: “(...)mundos dentro e fora de mundos (...)”

Dança Oriental

31 de Maio, Sábado
das 18h às 19h30
1 de Junho, Domingo
das 17h às 18h
Com Teresa Tavares

A sua origem data de 7000 anos atrás, relacionada aos cultos primitivos da deusa-mãe e talvez por esta razão os homens eram excluidos. Utilizada através de rituais religiosos, preparava as mulheres para o parto. Actualmente tem muita procura pela sua beleza de movimentos assim como as mudanças que causa a nível fisico,organico,mental e emocional no ser feminino.


Teresa Tavares
Tendo-se apaixonado pela dança oriental - belly dance - através da bailarina portuguesa a residir no Cairo, Joana Saahira, Teresa nunca mais parou na busca constante da aprendizagem desta dança ancestral.
Tendo tirado variadíssimos cursos e feito worshops com grandes bailarinas, como Prisca Diedrich, Lulu Sabongi, Jillina (coreógrafa do famoso e internacional grupo Bellydance Superstars), Renata Lobo e com os grandes mestres egípcios Shokry Mohamed e Mahmoud Reda.
Ao fim de alguns anos, começou a fazer as suas próprias apresentações, chegando a ser convidada pela TVI para representar as Pirâmides do Egipto nas 7 Maravilhas do Mundo. Hoje mantém aulas em conjunto e particulares com a professora Íris, que considera a sua grande mestra, lecciona na sua própria academia e o seu maior prazer é dar aulas de iniciados, pois como a professora diz, o que a apaixona é poder acompanhar a transformação da mulher.

DanceArt

Tablas

1 de Junho, Domingo
Pelas 12h
Com Marcos Felix

Oficina prática, que intenta desmistificar um pouco um dos instrumentos de percussãomais complexos e emblemáticos do Norte da India.
A oficina irá consistir numa breve apresentação do instrumento, as suas origens(enquadramento histórico), a técnica, uma breve demonstração, bem como a explicação de alguns conceitos inerentes à prática do instrumento.
No final haverá espaço para responder a possíveis dúvidas e para deixar alguns links relaccionados com a temática.



Marcos Félix Gomes
Aprendeu tablas como autodidacta, através de sites na internet.

MarcosTabla

A importância da Massagem para adolescentes e mulheres grávidas

31 de Maio, Sábado
Pelas 11h, na Sala Polivalente
Com Sam Santos

A definição de massagem é literalmente: o acto de amassar, friccionar e de
manipular, o corpo inteiro para estimular a circulação, a mobilidade e a
elasticidade. Tratar da rigidez proporcionando o relaxamento e uma sensação de bem estar.
Apesar de termos a noção dos benefícios da massagem, torna-se difícil aceitarmos como é que algo que tem um potencial tão benéfico é geralmente ignorado no Ocidente. As práticas Orientais de bem estar envolvem sempre massagem, as quais são encorajadas para todos, especialmente: bebés, crianças, adolescentes e mulheres grávidas. Isto porque a massagem ajuda a melhorar a circulação sanguínea.
Na última década, temos assistido a um crescimento das práticas orientais de
massagem a serem utilizadas por mães nos seus bebés. Um dos nomes para esta técnica é de massagem “Shantala” outra é simplesmente massagem para mães e bebés, sendo muito promovida em Clínicas de Saúde. Esta técnica tem vindo a ser utilizada com o intuito de melhorar a comunicação da mãe (ou pai) com o bebé, mas também para melhorar o bem estar e comportamento do bebé. A massagem pode ter um efeito calmante. Tem sido estudado que os bebés e crianças que recebem regularmente massagens são geralmente mais calmas, felizes e dormem melhor. Psicologicamente elas sentem-se amadas, acarinhadas e protegidas.
Nesta palestra focamo-nos nos benefícios da massagem e como determinadas
técnicas evoluíram para se adaptarem a determinados grupos.

Sam Santos
Frequentou Oxford University, Guildhall University, Greenwich
University e Metropolitan University. Licenciou-se em Londres em Ciências
Humanas e Geologia. Fez mestrados em Ciências e na Educação e daí nasceu a sua paixão por comunicar e ensinar tanto ao adultos como a crianças. O interesse pelas Medicinas Alternativas começou em pequena, quando os seus pais lhe deram a conhecer a “Indian Head Massage” e a Reflexologia, práticas que faziam parte da sua própria cultura. A sua experiência neste tipo de massagem, bem como noutras terapias complementares vem desde essa época, e ao longo de todos estes anos, tem-se dedicado ao estudo e prática mais aprofundados dessas e de outras terapias complementares.
Voltou aos estudos e frequentou a Central London School of Reflexology, City and Islington College, Edward Bach Foundation, School of Alternative Therapies, School of Light, Westminster College e outros.
A “Indian Head Massage”, Reflexologia, Aromaterapia, Cristaloterapia, Técnicas avançadas de massagem, Técnicas de energias e outras terapias complementares há dez anos que ensina, sobretudo em Londres, em Portugal e Espanha.
Sam Santos é membro da “International Therapies Education Council” (ITEC) , International Guild of Professional Practitioners (IGPP), da “Association of Reflexologists “ (AOR) e da Associação Internacional Reguladora de Terapias Complementares (AIRTEC).
Trata, ensina e estuda.

StressBusters
AIRTEC

Fotografia por Nuno Palha

Esta Obra dá expressão à relação profunda entre o Ser Humano e a Natureza.
Uma relação de Amizade e Partilha.
Uma relação de União.




Nuno Palha
Nasceu em Lisboa em 1979. Estudou Fotografia no CENJOR.
Estudou Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes e no Atelier de Pintura do Mestre Almeida Coval.
Exposições Individuais:
2007 - Água – Exposição de Fotografia – Casa Mantero, Sintra.
Exposições Colectivas:
2004 - Voar Alto – Exposição Colectiva de Artes Plásticas - Centro Ananda Marga, Sintra.
2005 - Alquimia – Exposição Colectiva de Artes Plásticas - Quinta da Regaleira, Sintra.
2007 - Encontro Alternativas de Sintra – Exposição Colectiva de Artes Plásticas - Casa Mantero – Sintra
Obras Publicas / Site Specific:
2005 - Colaboração no projecto de Intervenção Plástica na Paisagem “Nem só de pão vive o Homem” (da autoria de Sara Inácio)– Amendoeira da Serra, Mértola.
2006/08 - Projecto de Intervenção Plástica na Paisagem (Parque Natural da Serra de Sintra) – “Sussurros”.
Trabalhos Publicados - Revista “New-Renaissance” - Spring/Summer 2006 – Londres.

Nuno Palha