terça-feira, abril 17, 2007

"FIM COM BOMBA" por Utopia Teatro Confirmado


"FIM COM BOMBA" será apresentado pela Utopia Teatro Sexta-feira dia 25 de Maio, pelas 20h30, na Tenda Cónica.
Micro Utopias é um ciclo de quatro performances desenvolvidas em torno do tema da utopia versus distopia, a partir de textos fundamentais da filosofia renascentista e contemporânea, de textos dramáticos e textos da literatura de ficção científica.
"Fim com Bomba" é a única destas performaces que parte já de uma estrutura dramática convencional, com texto previamente fixado. Apesar da fixação do texto e consequente interpretação pelos actores, pretence-se que o vídeo-artista contribua com as suas sequências de vídeo para “equilibrar” a performance, que deve coferir igual destaque aos actores fisicamente presentes e às presenças virtuais das imagens vídeo.
"Fim com Bomba" é uma short-play de vinte minutos para dois actores, redigida em jeito de homenagem a Fim de Partida de Samuel Beckett e devedora da lógica visual de Bob Wilson.
"Fim com Bomba" é Fim de Partida acelerado e concentrado em vinte minutos, com um forte elemento audioviosual, à maneira da “Geração MTV” e do YouTube.
Divide-se em dois andamentos contrastantes. O início é pausado e pesado o silêncio. Os actores falam no limite do audível, à excepção da exaltação de ELE a propósito da violação. O segundo momento inicia-se com o silvo da bomba que vai aumentando de intensidade até à máxima estridência. O diálogo adensa-se e acelera, acompanhando o silvo.
Não é conveniente para a leitura e montagem da short-play o conhecimento das duas personagens para além do que é sub-entendido. Daí não chegarem a ter nome. São apenas ELA e ELE.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aprendi muito