terça-feira, abril 17, 2007

"POR DULCINEIA" VALDEVINOS TEATRO DE MARIONETAS Confirmado


A peça infantil de marionetas, será apresentada Domingo dia 27 de Maio, pelas 20h30.
No âmbito das comemorações dos 400 anos sobre a publicação da primeira parte de "O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de La Mancha", de Miguel de Cervantes, a Companhia de Teatro de Marionetas Os Valdevinos apresenta o espectáculo Por Dulcineia, uma comédia para dois actores e cinco bonecos, que selecciona e adapta três episódios do romance de Cervantes, defendendo, de certa maneira, a tese de que «tudo o que, em vida, Quixote fez foi por Dulcineia».
A «espantosa e jamais imaginada aventura dos moinhos de vento», a «estupenda batalha que o galhardo biscainho e valente manchego tiveram» e «a indústria que Sancho teve para encantar a Srª Dulcineia e outros sucessos tão ridículos como verdadeiros» são os três episódios glosados.
A fixação do guião resulta da «mixagem» das palavras de Cervantes com alguma escrita original (prólogo e epílogo).

Companhia de Teatro de Marionetas Os Valdevinos - o jogo do teatro dentro do teatro é assumido. No início do espectáculo, trazem, pela mão, as três malas em que transportam o material necessário para a representação. Define-se, desde logo, o papel que cabe a cada um: o baixo e anafado, porque é director da companhia, protagoniza o Quixote; ao alto e esquálido cabe Pança. Os quadros revezam-se ao ritmo de Bolero, de Ravel, havendo lugar, em determinadas ocasiões, à contracena directa boneco/actor. O final é triste, como é o final da obra-prima de Cervantes, mas, pelo meio, há música e esgrima q.b. para alegrar os corações.
Quer-se ledo e ligeiro, o espectáculo, para todas as idades.

Sem comentários: