sábado, março 22, 2008

Teosofia - A verdade das Religiões e o Encontro das Civilizações

31 de Maio, Sábado
Sala Polivalente, 18h
Com Madalena Cavaleiro e Pedro avares D'Almeida

O modelo de crescimento económico mundial, ecológica e socialmente insustentável e os antagonismos religiosos de duas das principais religiões mundiais, obrigam a uma nova visão dos valores e crenças que estão na sua origem.
As catástrofes naturais e o fenómeno do terrorismo são sinais indicadores da chegada a um ponto limite. Tornam imperioso o encontrar de uma nova vivência à escala global assente em valores unificadores que evitem o choque actual de civilizações e de atitudes religiosamente imaturas e perigosas do tipo ‘o meu Deus é melhor do que o teu’.
A Teosofia (Theo-Deus, Sophia-Sabedoria ie Sabedoria Divina) assenta na compreensão superior de uma única e mesma Verdade intemporal, actualizada ao longo da história da humanidade em função do nível de consciência de cada época por sucessivos Grandes Icons Sagrados (a partir dos quais se fundaram as diversas religiões dignas desse nome) como Cristo ou Maomé, Buda ou Khrisna, e outros que a Humanidade não soube reconhecer.
Não se trata portanto de nenhuma mera crença religiosa infundada mas sim de Compreender.
Qual o verdadeiro sistema das Leis Universais por detrás da mensagem desses grandes vultos cujas magnânimes realizações foram inexplicáveis?
Qual o denominador comum que importa ter presente dos ensinamentos das grandes religiões mundiais, em ordem a uma coexistência mais pacífica à escala global?
A Teosofia não é por isso nenhuma religião, nem nenhum movimento inconsistente dos que lamentavelmente caracterizam o folclore new-age pseudo-espiritual dos desorientados tempos actuais, mas sim a correcta descodificação da Tradição e Sabedoria Universal de todos os tempos que subjaz às diversas religiões.
Por muitos já elogiosamente designada como a “Religião Sabedoria”, tem por isso como lema de que «Não há religião superior à Verdade».
Essa Excelsa Verdade ou Ciência Iniciática, objecto de estudo da Teosofia (da qual a Ciência oficial vai descobrindo e aportando para a Humanidade parte desse Corpo de Saber) hoje mais do que nunca deve constituir como primeira prioridade o seu correcto Entendimento. Pois disso dependerá a conciliação dos grandes credos religiosos (das mais valiosas contribuições de cada um), o surgimento de uma nova vivência global da Espiritualidade, e consequentemente da paz e desenvolvimento mundiais.


Madalena Cavaleiro
Licenciatura em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e Bacharelato em Pintura e Desenho na Sociedade Nacional de Belas Artes.
Pedro Tavares D’Almeida
Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa.

Após um percurso na área da distribuição e no sector financeiro, iniciaram os seus estudos astrológicos e teosóficos no ano de 1996, tendo concluído o curso quinquenal no Centro Português de Astrologia, assim como no Centro Lusitano de Unificação Cultural. Desde então, exercem a função de orientação pessoal através da análise dos mapas astrológicos pessoais, assim como, a partir de 2003, a função de docentes de cursos de Astrologia e Teosofia que têm ministrado desde então.

Energias para Aplicações Sustentáveis

30 de Maio, Sexta-feira
Sala Polivalente, 17h
Com Francis Thompson

Porque as alternativas existem e que muitas das vezes custam menos.
Temos que mudar primeiro os nossos hábitos, para que os outros, o país e o mundo nos acompanhe.
Todos os sistemas e tecnologias alternativos foram já descobertos há alguns séculos atrás e continuam a ser solução para muitos dos problemas mundias de hoje.
Os valores económicos sobrepõem-se ao bem da natureza e de todos os seu seres, por isso a qualidade ambiental, de toda a natureza e a nossa saúde nunca chegará à paz e harmonia.
Nós temos de mudar-nos a nós próprios, e as alternativas existem!

quinta-feira, março 20, 2008

NOMADE - Dança Oriental e de Fusão

30 de Maio, Sexta-feira
Em frente à Tenda Cónica, às 21h
Duração 30m.


O grupo Nomade é composto por 5 bailarinas profissionais, que combinam a arte das danças do oriente com danças tribais criando uma arrojada e arrebatadora performance. Visualmente carregadas de simbolismo, as danças das Nomade estão impregnadas de ritmos contagiantes aos quais ninguém fica indiferente deixando no ar o doce aroma da sensibilidade, combinada com a beleza das histórias que os corpos vibrantes vão contando ao espectador.


As Nomade surgem de forma tão espontânea como o próprio ímpeto de dançar. A origem sagrada desta dança está presente em todos os movimentos como manifestação das forças da natureza inerentes à mulher.
A celebração dos ritos sagrados, o reencontro com os arquétipos femininos, a comunhão com as forças vivas que habitam a Mãe Terra.
Descobrindo os pontos de contacto com a Terra, Ar, Fogo e Água, assim se desenvolve esta dança da vida que não é mais do que uma forma de perpetuar o que de mais profundo e mágico existe dentro de cada mulher, desde tempos longínquos e imemoriais.
É com esta intenção que surgem as Nomade, elo de ligação com o passado e ponte para um futuro pleno de harmonia.


Carla Ayallah
Celeste Zayna
Cláudia Al Amar
Mónica Sameerah
Sandra Nayma

Massagem Biodinâmica

30 de Maio
Das 16h às 20h
31 de Maio e 1 de Junho
Das 10h às 12h30, das 15h às 20h
Com Jacinta Valverde e Xuxuta Sá Grave
30m, entre 10€ a 15€

Considerada a mais feminina das teorias corporais, a Biodinâmica de Gerda Boyesen não segue nenhum curso pré determinado, visa a necessidade de cada paciente, procurando restaurar a auto-regulação estimulando e encorajando a expansão do “núcleo vital”.
O objectivo da Massagem Biodinâmica não é apenas o relaxamento, mas o retorno da dinâmica do organismo. Procura os estímulos internos, as agitações do “núcleo vivo”. Assim, através do toque guiado pelos movimentos psico-peristálticos podemos dissolver a couraça dos músculos, das vísceras e dos tecidos restaurando assim a circulação de líquidos no organismo, podendo então a bioenergia circular livremente e vitalizar cada célula.


Jacinta ValverdeMassagista Biodinâmica, Terapeuta Gestalt, nascida em 1969.

Xuxuta V. Sá GraveMassagista Biodinâmica, Terapeuta Psico-Corporal, nascida em 1957.

terça-feira, março 18, 2008

Terapias por Rui Martins

30, 31 de Maio e 1 de Junho
Sexta-Feira das 16h às 20h
Sábado e Domingo das 10h às 12h30, das 15h às 20h
Com Rui Martins
Na tenda Alternativa Mente
30m, 10€


Tui-Ná
A massagem tuina é uma técnica específica da Medicina Tradicional Chinesa. Ela incide sobretudo na circulação do chi (energia) e no sangue – nutrindo e protegendo, dispersando, tonificando e harmonizando. O processo pelo qual a tuina reforça a energia incide nas suas funções de formação e de circulação, e deste modo de controlo do sangue.
Visa restabelecer desequilíbrios energéticos e não apenas um relaxamento muscular ou seja, visa curar, ou contribuir para curar, doenças.

Reiki
É uma forma de terapia de origem japonesa baseada na manipulação da energia vital (ki) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio vital e, assim eliminar doenças e promover saúde.

Massagem Sacro-Craniana
A Terapia Sacro Craniana (ou Crânio Sacral) usa um conjunto de técnicas não invasivas para relaxar e equilibrar o corpo e todo o sistema sacro craniano.
Faz uso de um toque muito suave que normalmente é semelhante ao peso de uma moeda. Como ela é dirigida há melhoria de funcionamento de todo o sistema sacro craniano, ela afecta profundamente todo o sistema nervoso, todo o corpo e toda a saúde.


Rui Martins
Terapeuta de Reiki desde 1999, faz Massagem terapêutica Chinesa Tui-Ná desde 2004, é formado pela Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa, em Reflexologia por Juvenal Branco, Massagem Kerala (formado em Rishikesh no Norte da India pelo Mestre Sri Siva Swami) e aplica também técnicas de terapia Sacro Craniana e massagem Dorn e Breuss lecionadas por Clive Radda.
Actualmente exerce o seu trabalho na Clínica de Medicinas Alternativas de Massamá – “Alternativa Mente”

Alternativa-mente

Biorgonomia - Terapia Energética

1 de Junho, Sábado
Sala Polivalente, às 11h
Com Alda Arnauth e Luís Filipe Pereira



Terapia energética de cura através da qual, o terapeuta diagnostica os diversos bloqueios ao nível do fluxo energético dos vários orgãos e sistemas do paciente, o que lhe permite actuar ao nível das suas causas, e anular traumas e medos de modo a restabelecer o equilíbrio físico, mental e emocional do indivíduo.
Esta terapia bioenergética baseia-se no estudo profundo do funcionamento de todos os seres vivos na sua totalidade física, psíquica e espiritual, sendo uma técnica condutora de energia vital regeneradora de todas as células, tecidos, orgãos e sistemas.
Trata-se de uma técnica transformadora das causas de todos os bloqueios existentes em qualquer dos sistemas energéticos dos seres vivos, permitindo um desbloqueio do fluxo de “energia vital” ou “energia orgone”, sendo possível assim curar diversos tipos de doenças e patologias.
A técnica foi descoberta por um cientista israelita, Rafi Rosen, que se baseou na Orgonomia criada pelo médico austríaco Dr. Wilhelm Reich, aluno de Sigmund Freud.

Relativamente aos resultados sentidos após uma consulta, no caso de, por exemplo, dores de dentes, cabeça, coluna, joelhos, dor ciática, refluxo gastroesofágico, etc., os resultados costumam ser imediatos em termos de desactivação da dor.
Esta terapia energética pode ser extremamente útil em casos de traumas, medos e fobias, em praticamente todos os casos de doença física, mental e emocional, e em problemas relacionais, amoroso, familiares e de trabalho, pois também trabalha ao nível kármico.

Centro de Paz

Marionetas com material reciclado

30 de Maio, Sexta-Feira
Das 16h às 19h30
31 de Maio, Sábado
Das 10h30 às 13h, das 14h30 às 19h30
1 de Junho, Domingo
Das 10h30 às 13h, das 14h30 às 19h30
Com Inês Clematis
Duração 3h

O atelier de marionetas desperta a nossa consciência ambiental, na medida em que trabalhamos com materiais recicláveis como o cartão, garrafas de plástico, papel de jornal, etc.
Ficamos, deste modo, mais atentos às coisas que deitamos no lixo e das suas possibilidades de reaproveitamento. A partir destes materiais construímos marionetas, personagens que através da brincadeira nos contam histórias, desafiando a nossa imaginação...
Este projecto tem como objectivo estimular a criatividade tanto ao nível plástico através da construção de marionetas como ao nível do “jogo”, ou seja, da manipulação de objectos/marionetas, que faz com que “as coisas ganhem vida”, na expressão dos nossos sentimentos.




Inês Clematis
Nasceu em Moçambique em 1974.
Frequentou o Atelier Livre At.Re (espaço experimental de artes plásticas orientado pelo artista Pedro Morais) entre 1991-1995.
Em 1993, realizou um estágio profissional na Escola Internacional de Marionetas, Charleville-Mézieres em França.
Trabalha em Teatro de Marionetas desde 1992, na construção de marionetas, cenografia e como marionetista. O espectáculo mais recente em 2007, “Estórias de Ganesha” da autoria de Cristina Pereira, apresentado na 12º Mostra Internacional “Sementes”. Teatro da Malaposta em Lisboa.
Em 2004 frequentou o curso de Introdução à Terapia Artística, orientado por Maya Moussa no Porto.
Trabalha como Terapeuta Floral de Bach desde 2005, formada pelo Programa Internacional de Educação de Bach em Portugal.
Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes Lisboa em 2006.
Entre 2006 e 2007 orientou sessões de pintura com pacientes do Hospital Miguel Bombarda em Lisboa. Esta actividade estava inserida no projecto Grupo de Inclusão pelas Artes, coordenado pela Dr. Isabel Figueira.
Desde 1993 tem participado pontualmente em diversos Ateliers de Pintura e construção de Marionetas, tanto ao nível terapêutico como ao nível social.
Em 2007 no c.e.m. – centro em movimento em Lisboa, orientou sessões com idosos na construção e manipulação de objectos/marionetas.
Também em 2007, um Atelier de construção de Marionetas a partir de material reciclado com crianças do Bairro da Mouraria, resultando a peça O Leão Malcriado, actividade apoiada pelo Centro Social do GAIA.

Ilustração 3D

30 de Maio, Sexta-feira
Das 18h às 19h
31 de Maio, Sábado
Das 16h às 17h
Com Margarida Botelho
Duração 60m

Um encontro entre palavras respigadas e ilustrações tridimensionais numa inesperada viagem multicultural.
O livro será aberto, como se abríssemos uma caixinha de surpresas!
Lá dentro: a história sobre a amizade através de uma colecção.
Uma metáfora em forma de livro sobre como se coleccionam amigos, momentos, tempo, objectos e memórias. Todos nós pertencemos a colecções, ou seja, a lugares, a famílias, a grupos. Num mundo cada vez mais diversificado mas também mais uniformizador, dois meninos diferentes encontram-se: António e Lia. Iniciam a maior e mais importante de todas as colecções: a verdadeira amizade.


A ILUSTRAÇÃO TRIDIMENSIONAL
Neste novo livro, a autora volta a utilizar técnicas mistas, como são as maquetes, as marionetas e a fotografia. Acrescenta-lhes a fotomontagem, para que os pequenos leitores se possam identificar com as personagens. Os leitores podem então ser António e Lia. Assim a leitura torna-se mais rica e dinâmica como se iniciássemos uma viagem sensorial ao longo das páginas “reais” da história.

A ANIMAÇÃO TEATRAL DO LIVRO
Um projecto de dinamização da leitura, criado e apresentado pela autora. Uma leitura, que é também uma encenação, um jogo, um encontro e um atelier, onde a autora percorre um caminho demonstrativo desde a ideia inicial até à concepção do livro-objecto, passando pelo significado das palavras e pela criação das ilustrações tridimensionais.
Será uma oportunidade de encontro entre a autora e as crianças, onde serão revelados os segredos do “making off” do livro pela exposição das maquetes e marionetas originais.

Margarida Botelho
Formou-se em Arquitectura mas desde que se lembra sempre gostou de tintas, lápis de cor e folhas brancas para desenhar as palavras e as formas das histórias que inventava.
É co-fundadora do grupo de Teatro para a Infância “Rabo de Palha” onde desenvolve trabalho como encenadora, actriz, manipuladora de marionetas e cenógrafa. Ganhou vários prémios Literários e participou em diversas exposições de Ilustração. Frequentou o Curso de Serviço Educativo nas Instituições e Projectos Culturais pela Sete-Pés. Trabalha em ilustração, literatura infantil e em projectos de educação artística. Trabalhou como animadora e mediadora na promoção da leitura na Bedeteca de Lisboa. Foi formadora e mediadora no Projecto “Levar a Ler” da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Cascais. Desde 2005, colabora com o Serviço Educativo do Centro de Arte Moderna e com o Descobrir a Música da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da concepção e monitorização de actividades de carácter pedagógico centradas na relação entre a literatura, a música e as artes plásticas para o público infanto-juvenil.
Em 2005 publicou o livro “Os Lugares de Maria” (história e ilustração). Em 2006 publicou o livro “A Casa da Árvore” (história e ilustração). No início de 2007 frequentou em Nova York (USA) uma especialização em “Criação de livros para a infância”. Ilustrou o livro “Os quatro comandantes da cama voadora” para a Editora Presença. No final de 2007 publicou o seu novo livro “A Colecção” e realizou um filme de animação baseado no livro.

Criar-te: Brincar com Expressão – Uma oficina para crianças

1 de Junho, Domingo
Das 11h às 12h30
Com Ana Paulico e Giancarlo de Aguiar

A Criança da actualidade manifesta um padrão de relação e de personalidade, diferente dos padrões até agora estabelecidos.
Os métodos de ensino-aprendizagem, os meios de informação, os hábitos pouco saudáveis (a nível da alimentação e comportamentos), têm vindo a potencializar o desenvolvimento do pensamento racional, em detrimento das outras funções psíquicas.
Um marcado reflexo disto são as crianças com inúmeros problemas de aprendizagem e/ou de relacionamento (intra e interpessoal). Actualmente a ciência considera a inteligência emocional um dos atributos essenciais que deverá ser desenvolvido para que a pessoa humana alcance um maior nível de maturidade e adaptação às actuais circunstâncias da vida.
O objectivo deste Workshop será o de despertar na criança os seus talentos inatos, aspectos que se encontram latentes e que podem ser desenvolvidos em múltiplas habilidades. A Criança poderá reconhecer seus próprios valores e potencialidades para a harmonia integral das suas relações. Tal facto terá como consequência um aumento da qualidade de vida, saúde no caminho da bem-aventurança.

A Criança torna-se criativa, isto é, com maior capacidade de gerir e desenvolver seus talentos, expressá-los do modo espontâneo e saudável quando se desperta no seu interior este potencial inesgotável, permitindo-lhe assim um melhor contacto consigo mesma, com as suas aptidões, garantindo um melhor grau de resiliência: (O Ser manter-se em seu estado primordial para enfrentar as adversidades da vida).
O grupo vivencial “Crianças Criativas”, tem o intuito de restabelecer o equilíbrio da consciência ao integrar o pensamento, o sentimento, a sensação e a intuição para que a Criança possa, saudavelmente, manifestar a sua existência.
O Indivíduo integra-se quando utilizamos Imagens, Cores e Emoções.
Com recursos como a Arte e técnicas de Ludoterapia, associadas a práticas auxiliares de relaxamento e imaginação activa, é possível despertar o arquétipo da criança criativa, através de dinâmicas de grupo e grafismos cromáticos que servem de interacção e testemunho para este processo de auto conhecimento.

Giancarlo de Aguiar
Psicólogo, Psicoterapeuta com Especialização em Psicologia Transpessoal, desenvolveu estudos complementares em Parapsicologia Científica, em Portugal recebeu a equivalência à Licenciatura em Psicologia, frequenta Mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente.

Ana Paulico
Licenciada em Psicologia Social e das Organizações, desenvolveu estudos complementares de Pós-graduação em Psicoterapia e Consulta Psicológica. Actualmente frequenta o Master em Neurociências (Barcelona) e o Curso de Sintergética, num caminho que alicerça e reúne os campos Cientifico e da Espiritualidade e Cura. É estudante da sabedoria profunda do Mestre D. K. Trabalha como Psicoterapeuta com Crianças, Adolescentes, Adultos e em Psicoterapia de Grupo. Formadora em diversos âmbitos como os da Psicologia, Educação Sexual, Escola de Pais, formação de Técnicos e Auxiliares de Educação.
Desenvolve a Prática em Grupo do VITAC “ Vivenciar Talentos e Autoconhecimento ” em colaboração com Giancarlo de Aguiar. Trabalha com crianças num modelo de Desenvolvimento Criativo, seguindo as técnicas da Arte-Educação, em busca das suas potencialidades e competências “adormecidas”.

VITAC – Vivenciar Talentos e Autoconhecimento

31 de Maio, Sábado
Sala de Conferências, às 17h
Com Ana Paulico e Giancarlo de Aguiar

Nesta palestra serão abordadas as etapas do VITAC.
Uma proposta de Terapia de Grupo vivencial que integra o corpo “sensações”, a mente “pensamento”, as emoções “sentimento” e o espírito “intuição”.
Realizar-se-á a apresentação de como se efectivam os procedimentos das técnicas de relaxamento para o estado ampliado de consciência, a vivência do imaginário na representação através de grafismos cromáticos e mandalas.
Esta prática em grupo tem por objectivo de fazer uma “auto-exploração psíquica através do corpo”.
Cada pessoa tem a possibilidade de extrair dos seus níveis energéticos símbolos arquetípicos carregados de emoções que serão representados em desenhos “traços e cores” compartilhados e sentidos pelo grupo.
A proposta é que sejam todos “geólogos da alma ao extrair cristais brilhantes de nossa existência”!


Giancarlo de Aguiar
Psicólogo, Psicoterapeuta com Especialização em Psicologia Transpessoal, desenvolveu estudos complementares em Parapsicologia Científica, em Portugal recebeu a equivalência à Licenciatura em Psicologia, frequenta Mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente.

Ana Paulico
Licenciada em Psicologia Social e das Organizações, desenvolveu estudos complementares de Pós-graduação em Psicoterapia e Consulta Psicológica. Actualmente frequenta o Master em Neurociências (Barcelona) e o Curso de Sintergética, num caminho que alicerça e reúne os campos Cientifico e da Espiritualidade e Cura. É estudante da sabedoria profunda do Mestre D.K.
Trabalha como Psicoterapeuta com Crianças, Adolescentes, Adultos e em Psicoterapia de Grupo. Formadora em diversos âmbitos como os da Psicologia, Educação Sexual, Escola de Pais, formação de Técnicos e Auxiliares de Educação.
Desenvolva a Prática em Grupo do VITAC “ Vivenciar Talentos e Autoconhecimento ” em colaboração com Giancarlo de Aguiar. Trabalha com crianças num modelo de Desenvolvimento Criativo, seguindo as técnicas da Arte-Educação, em busca das suas potencialidades e competências “adormecidas”.

Vitac

Workshop de Linguagem Criativa

30 de Maio, Sábado
das 15h30 às 16h30
Com Ana Paulico e Giancarlo de Aguiar

A poesia, a história no seu mito “pessoal e colectivo”, a escrita… o relato do testemunho expresso na consciência desta linguagem que está por detrás das cortinas do grande espectáculo da vida.
É no inconsciente humano que encontramos a fonte que de tudo.
Ao verter e ao “inverter” esta linguagem “de dentro” da subjectividade do Ser para “fora” na realidade cognoscível é que criamos uma nova paisagem, é no verso, na linguagem criativa, seja ela expressa na escrita, na pintura ou na interpretação.
Através do testemunho podemos olhar e ver não somente a obra, a produção em si, mais além, está expressa ali nesta linguagem o nosso ser, a figura do nosso corpo criativo, emocional.
Um “corpoema” cujas matrizes são cartografias de auto-expressão, auto conhecimento e transcendência!


GIANCARLO DE AGUIAR
Psicólogo, Psicoterapeuta com Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal, desenvolveu estudos complementares em Parapsicologia Científica, em Portugal recebeu a equivalência à Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Lisboa, frequenta Mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente.
Trabalha com Psicologia Clínica, Crianças, Adolescentes e Adultos, Psicoterapia de Grupo, Praticante de Ioga desde 1998, ministra o atelier de "Consciência Corporal" Transpessoal (Exercícios de Relaxamento, Consciência de Si, Figura Corporal, Bioenergética e Arte-Terapia).
Desenvolve a Prática do Grupo VITAC "Vivenciar Talentos e Autoconhecimento", tendo ministrado palestras e workshops em Congressos Internacionais com as seguintes temáticas: Linguagem Poética e Arte Transpessoal, Mitologia Grega e os Arquétipos do Masculino. Realizou ainda Prelecções e Palestras Vivenciais em Universidades do Brasil e Portugal. Autor do livro Filhos de Hórus, Poesia, 2004. 2.ª edição. ed. Nova Letra. Mecenato, Ministério da Cultura do Brasil.

ANA PAULICO
Licenciada em Psicologia Social e das Organizações, desenvolveu estudos complementares de Pós-graduação em Psicoterapia e Consulta Psicológica. Actualmente frequenta o Master em Neurociências (Barcelona) e o Curso de Sintergética, num caminho que alicerça e reúne os campos Cientifico e da Espiritualidade e Cura.
Trabalha como Psicoterapeuta e Formadora com Crianças, Adolescentes, Adultos e em Psicoterapia de Grupo. Desenvolve a Prática em Grupo do VITAC " Vivenciar Talentos e Autoconhecimento " em colaboração com Giancarlo de Aguiar. Trabalha com crianças num modelo de Desenvolvimento Criativo, seguindo as técnicas da Arte-Educação, em busca das suas potencialidades e competências "adormecidas".

Linguagem Criativa

Henna Tatoo

30, 31 de Maio e 1 de Junho
Na tenda da Sílvia da Floresta


Tatuagens em Henna feitas através da planta Lawsonia Inermis, usada desde a antiguidade para tingir peles, tecidos, cabelos, unhas... as mulheres usavam-na no Egipto para ficarem belas. Nos dias de hoje a Henna é muito usada na Ásia pelas mulheres para se embelezarem no dia do seu casamento.

Caça Sonhos - Workshop

1 de Junho, Domingo
Das 11h às 13h
Com Sílvia Barbosa

Caça sonhos, instrumento mágico nascido na América do norte, usado para caçar as más energias e os sonhos maus...

Contamos a história do caça sonhos, das lendas e das verdades deste instrumento tão usado ainda nos dias de hoje.

segunda-feira, março 17, 2008

TIMELESS JAZZ QUARTET - Confirmado

30 de Maio, Sexta-Feira
Tenda Cónica, 19h
Duração 60m.

Consideramos o nosso encontro intemporal assim como os temas que tocamos, fazendo, por isso, uma selecção minuciosa, não apenas interpretando standards, mas, entre eles escolher os que se sintonizam com a nossa sensibilidade e com a estética que lhes queremos imprimir, o que faz das nossas interpretações bastante pessoais, transportando-nos para lugares e espaços improvisados e inesperados .
A profundidade de temas como 500 Miles High, Body&Soul, Time After Time, dão vida à voz e à interpretação de cada um de nós, cultivada pela inspiração que flui naturalmente.
Propomos assim uma viagem intemporal destes clássicos do jazz, com a garantia da entrega dos nossos corações à música que fazemos.

Rozett Caixinha - Voz
Nascida a 22 de Outubro de 1975 em Berlim. Desde muito cedo desenvolveu uma aptidão para cantar e logo começou a participar em festivais, festas, bandas, onde tivesse oportunidade de mostrar a sua paixao pela música! Decidiu aprender sozinha a tocar guitarra, onde com 14 anos compunha já as suas canções. Fez parte de um grupo de música tradicional portuguesa “… e viva a música! “ onde actuou ainda na sua adolescência por Portugal e Espanha tendo desenvolvido um conhecimento e riqueza musical pelo cancioneiro português e galego, por esta altura também teve algumas bandas onde cantava originais e recolha de temas portugueses.
Mais Tarde foi em busca de novos caminhos e experiências musicais para a Alemanha. Esteve lá três anos, e teve aulas privadas na Kassel Music Akademie com os professores Januss Niziolek e Mardi Bayers e também no Artis Studio em Berlim com David Lane. Ainda por estas paragens teve uma banda de Funk/Soul “8Funk”onde chegaram a tocar num festival de música em Kassel e alguns bares da região. Participou também no Musical Flair encenado por Gerlinde Obermeyer.
Regressa a Portugal com 22 anos e decide fazer uma temporada no Algarve a cantar em hotéis como os Pestana Resorts, Four Seasons e muitos outros, ora com bandas ora com espectáculos a solo da sua autoria.
Com a necessidade e gosto pelo jazz resolveu fazer um semestre no Hotclub de Portugal, escola de jazz de Lisboa, onde teve aulas com Paula Oliveira, Miguel Moreira, Luís Agostinho etc.
Em 2003 concorre ao Programa Operação Triunfo RTP1 sendo seleccionada entre 7 mil concorrentes para participar durante 4 meses num programa que incluía aulas intensivas de canto, expressão dramática, expressão corporal e dança com os professores, Marina Frangioa, Quico Cadaval, Rui de Matos, Paula Oliveira, Maria João ( cantora de jazz), Ruben Alves e Marco de Camillis.
Em 2003 fez uma torneé com a Produçao da agência Música no Coração e Gestmusic. Espectáculos em Portugal, Açores, Madeira, Cabo verde (Festival de Santamaria), Canadá etc…
Cantora e ex-concorrente do programa da RTP, Operação Triunfo com vários albúns gravados das 12 galas e um Albúm duplo Acreditar em 2003, produzido por Fernando Abrantes e Renato Junior MDL -Producões e editado pela BMG Portugal
Cantou na Gala OT no Coliseu dos Recreios exibido na RTP1 2003 e Festival -Santa Maria RTP Africa 2003
Participou como intérprete do tema Pirilampo Mágico em 2003, exibiçao no -Coliseu dos recreios em directo na RTP1
Tornée 2004 Agencia Top Atlantico
Fez parte do espectáculo Musicattos Romero vox( Abertura do coliseu dos Açores, Casino da figueira da foz, passagem de ano 2005/2006
Projecto Aplauso- Big Band Jazz com Oscar Romero- Romero vox
Participou em vários espectáculos Temáticos produzidos pela Agencia Move It ( Tournee PT Natal 2005 e 2006,Centenário da Siemens, Moda Sintra, Cascais Moda 2005 e 2006 ,Festas do Mar Cascais 2005, Casino de Vilamoura e muitos outros)
Cantou em programas televisivos tais como: Praça da Alegria, Portugal no Coração, Sic 10 Horas, Brincar a Brincar, Galas especiais RTP etc .
Foi interprete do tema do amor e do mar da autoria de José da Ponte, na telenovela “Lusitana Paixão”
Participou duas vezes no festival RTP da canção, uma como intérprete em 2001 com o tema “Brisas de Luanda” da autoria de Tuniko Goulart e José Manuel e outra em 2003 com o tema “ Caminhos Singelos” música Mucio Sá e letra de Rosete Caixinha.
Participação especial no CD do grupo de musica tradicional “Banda Alhada” onde já actuou como convidada em Festivais de Músicas do Mundo ( Festival Al-Buheira 2005 e 2006) em Portugal e numa Gala das Nações Unidas em Nova Iorque.
Cantou no Musical “Menina do Mar” de Sophia de MelloBreyner encenado por Filipe La Féria no Teatro Sá da Bandeira no Porto.
Há um ano e meio conheceu Mike Myers seu actual Produtor, http://www.tinman-creative.com/ , com um curriculo de sucesso, mais de 40 milhoes de cópias vendidas em todo o mundo, produziu nomes como Billie Ocean, Nolans, The Drifters e muitos outros, com album já pronto a ser editados prepara agora o seu lançamento e edição do mesmo.
Recentemente participou no Festival da Cançao Junior 2006 RTP1 com o Medley Mega7, cantou na Gala especial de Natal “Dança Comigo” RTP 1, na Festa de Natal BCA com espectáculo musicais da broadway no Coliseu Dos Açores 2006
Cantou na inauguraçao do BES Saúde no Convento do Beato Lisboa 2006
Espectáculo produzido e cantado “Cabaret” Passagem de Ano 2006/2007 Hotel Farol Design, Cascais
Actualmente trabalha com vários projectos músicais, Projecto fuga ( Vencedor SPA, Antena 3 2007 ) o seu quarteto de jazz “Timelessjazzquartet”

Fernando Domingos - Piano
(De 1985 a 2007)
Curso de piano pelo Conservatório Nacional de Lisboa.
10º ano incompleto na área de artes.
Iniciação e acompanhamento musical até aos 15 anos de idade pelo professor
Mário Jorge Garcia.
Continuação da aprendizagem com a professora Irene de Melo.
Curso de técnica e interpretação pianística pelo Prof. Luis Pipa na Escola São Teotónio, Coimbra
Curso de Direcção coral pelo Prof. Edgar Saramago, na Escola Leal da Câmara, Rio de Mouro
Curso de modelo e valorização pessoal pela Escola de Manequins de Lisboa
Criação do Grupo de Teatro Grão de Bico .
Participação no Concurso de Música Moderna de Santarém - 1º lugar .
Pianista no Páteo Alfacinha .
Pianista no Hotel Sintra-Estoril .
Idealização e organização da participação no VIII Festival de Teatro da Linha de Sintra, com a peça inédita “Requiem”.
Esporádicas actuações de piano no restaurante “Os Claras”, Lisboa .
Pianista no Hotel Sintra-Estoril .
Pianista no bar “Nunca é tarde”
Organização e participação em desfiles de moda .
Pianista no Bar After Eight
Pianista no restaurante “Já Sei”, espelho d’água, Lisboa .
Como aluno externo, prepara-se para o exame final do curso de piano, paralelamente organizando e actuando em diversos eventos culturais de caris complementar ao curso.
Pianista acompanhador no Conservatório de Santarém .
Organização e actuação em concerto na Festa da Luz, Convento do Beato, Lisboa .
Concerto de estreia no Palácio Foz, Lisboa .
Lecciona piano e formação musical nas escolas de música de Alpiarça e Golegã, actuando em diversos concertos de caris didáctico .
Abertura do Festival de Música de Faro .
Dois concertos a convite da Expo 98 - Palco flutuante .
No Teatro Politeama, integra o elenco da peça de Filipe La Féria “Master Class de Maria Callas”, como actor e pianista, em cena em Lisboa, Coliseu do Porto e digressão pelo país.
Concerto no auditório da Câmara Municipal de Miranda do Corvo .
Concerto integrado nos “Momentos Musicais” no Banco de Portugal, Lisboa .
Concerto “ Celebrar a Cultura Portuguesa”.
Actuação no programa televisivo “ Praça de Alegria”.
Inicia o acompanhamento das aulas de canto lírico na Juventude Musical Portuguesa, Lisboa .
Concerto na Biblioteca Nacional, “A Música Portuguesa de Setecentos”.
I Festival de Música Clássica de Angra do Heroísmo .
Concerto na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, integrado no “Verão Cultural Mafra 2001”.
Gravação das canções em francês de Alfred Keill, para a Antena 2 .
Concerto comemorativo do Dia Mundial da Música, no auditório do Conservatório de Faro .
Concerto no Palácio Foz, Lisboa .
Concerto “Verdi - Bellini”, acompanhando os cantores/professores da Academia dos Amadores de Música, Lisboa .
Participação como pianista no disco “Deixo-me ir atrás do fado” de Rita Ribeiro, gravando duas músicas de Rui Veloso e Jorge Palma .
Actuação no programa televisivo “Praça da Alegria”.
Concerto na Casa Veva de Lima, Lisboa .
Concerto no Mercado da Ribeira, Lisboa .
Pianista no Hotel Alfa, Lisboa .
Integra a orquestra do musical “ My Fair Lady “ no Teatro Politeama .
Digressão do musical “ Amália “ .
Concerto gravado ao vivo no auditório da Antena 2 .
Gravação do disco de poesia e piano “Castelos no ar”.
Com a banda Jazz Ry-Band, concerto interpretando temas de Miles Davis, na Casa de Teatro de Sintra.
Lecciona a disciplina de música nas aulas de enriquecimento escolar no 1º ciclo.
Integra vários espectáculos efectuados pela empresa Move it, com actuações no Convento do Beato e no Palácio de Cristal, entre outros.
Colabora regularmente em programas televisivos.
Forma e desenvolve o trabalho de construção do grupo TimelessJazzQuartet com o qual faz concertos regularmente.
Actuações regulares no Hotel Tivoli Lisboa.
No Sintra Central Hotel, inicía o trabalho como pianista e de dinamização cultural, organizando eventos culturais e um ciclo constante de exposições de pintura.

Rui Vasconcelos - Contrabaixo
Nasceu em Lisboa , no ano de 1974.
Iniciou a sua paixão pelo baixo em 1989, tendo tido previamente estudos de guitarra clássica . Durante o seu percurso no baixo eléctrico, abraçou estilos diversos desde o Hard Rock, ao Reaggae, passando pelo Funk.
Tocou em variadas bandas entre as quais “Kozmic” e “Mary Jo’n”.
Desde 1998 interessou-se pelas sonoridades do Jazz, (as quais já apreciava desde a adolescência) e integrou, como contrabaixista, o “absurdo Jazz”, sendo este grupo a génese da primeira formação do “Sintra Jazz Ensemble”. A sua busca por um som mais apurado foi continuando, se bem que outras actividades profissionais o tivessem, durante algum tempo, afastado da total dedicação .
Hoje dedica-se exclusivamente à música, integrando, entre outros, o projecto TimelessJazzQuartet, acompanhando Rozette Caixinha, Fernando João Domingos e Virgílio Mora (amigos de e para sempre).

Virgílio Mora - Bateria
Nascido a 24 de Fevereiro de 1956, bateria, autodidacta, é com o advento do Cascais Jazz e, principalmente, em audições na casa do fotógrafo João Freire que é-lhe despertado o interesse pela música Jazz.
Frequentou a escola de Jazz do Hot Clube de Portugal de 1982-83 sob a direcção de David Gausden e Tomás Pimentel, tendo tido aulas de bateria com José Salgueiro, Paleka e Carlos Vieira e participou em diversas workshops no Sud des Alpes em Genebra, uma das quais sob a direcção de Lester Bowie.
Actua em público desde 1974 integrado em grupos de música rock e blues. Com a sua partida para a Europa em 1977 e, tendo por base a cidade de Genebra, e veio a tocar com músicos dos mais diversos quadrantes (europeus, norte e sul americanos e africanos) em diversos projectos de blues, soul, funk, reggae e jazz, tendo participado em alguns festivais, nomeadamente no Festival de Jazz de Montreux - no programa de animação exterior -, e actuações regulares nos clubes New Morning, Pop Corn e Sud des Alpes em Genebra.
Nas suas estadias em diversos países africanos, participou em concertos em Addis Abeba, Maputo, Harare e Luanda, nomeadamente nos 1º e 2º Festivais de Jazz de Luanda e em diversos programas televisivos e radiofónicos nesta cidade. Foi ainda membro fundador do Bird Clube de Jazz de Luanda.
De retorno a Portugal em 1993 actuou, em diversas formações, nomeadamente no S’pontaneo Bar (embrião do jazz ao vivo em Sintra), na EXPO’98, no Seixal Clube do Seixal Jazz, no CCB no Jazz das 7 às 9, em Sintra (Festival Rosa dos Ventos), Portalegre, Beja e São Brás de Alportel em diversos outros festivais, foi vencedor com os TNGV do Concurso “Encontros da Vida Malvada” organizado pelo Jornal 1ª fila, participou com os N’gola Jazz em dois programas radiofónicos em directo da RDP África e numa digressão a Angola.
Apresenta em público em 2006 uma suite composta e arranjada pelo guitarrista e compositor Nuno Costa sobre uma ideia original do próprio.
Foi membro regular do Trio de Jazz de Amédé Greppo (Suíça), membro fundador da Banda dos Anéis (Portugal), do Ethiopian Jazz Trio (Etiópia), do Economic Jazz Band (Angola). Foi músico convidado do agrupamento sul-africano Amandla exilado em Luanda e nas suas deslocações regulares a Moçambique do Grupo de Jazz de Maputo. Foi membro fundador do Aquarius Jazz Trio/Quartet (1993-1996), do Doctor Blues (1997), do Out of the Blue (1997-98), do Sintra Jazz Ensemble (1998-2002), do Time for New Granny’s Vision (TNGV) (2001-2002), do N’Gola Jazz (2003-2004), dos Ryband (2004-?), do Simetrio (2005), do JC & The Spirit of the Blues (2006-?) e do Timeless Jazz Quartet).

Timeless Jazz Quartet

Artigo no Jornal Alvor de Sintra

Artigo sobre o Encontro AQUI...

terça-feira, março 11, 2008

Nova Águia - Lançamento pela Ass. Agostinho da Silva

30 de Maio, Sábado
Sala Polivalente, 20h
Com Renato Epífanio e Paulo Borges

LANÇAMENTO DA REVISTA NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Como é sabido, "A Águia" foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal, em que colaboraram algumas das mais relevantes figuras da nossa Cultura, como, entre outros, Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Raul Proença, Leonardo Coimbra, António Carneiro, António Sérgio, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva.
A ideia de relançar a revista, agora sob o nome de NOVA ÁGUIA, pretende ser uma homenagem a essa tão importante revista da nossa História, procurando recriar oseu “espírito”, adaptado aos nossos tempos, ao século XXI.


Paulo Borges
Professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde trabalha nas áreas de Filosofia da Religião, Filosofia em Portugal e Antropologia e Cultura. Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
É autor das seguintes obras, além de centenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e Brasil: a) Poesia: Trespasse (Edições do Reyno, 1985), Capital (Edições Jorge Cabrita, 1988), Ronda da Folia Adamantina (Átrio, 1992); b) Ensaio filosófico: A Plenificação da História em Padre António Vieira. Estudo sobre a ideia de Quinto Império na "Defesa perante o Tribunal do Santo Ofício" (IN-CM, 1995), Do Finistérreo Pensar (IN-CM, 2001), Pensamento Atlântico (IN-CM, 2002); (com Matthieu Ricard e Carlos João Correia), O Budismo e a Natureza da Mente (Mundos Paralelos, 2005), Agostinho da Silva. Uma Antologia (Âncora Editora, 2006); Tempos de Ser Deus. A espiritualidade ecuménica de Agostinho da Silva (Âncora Editora, 2006), Metafísica e Teologia da Origem em Teixeira de Pascoaes (IN-CM, no prelo), Imaginário do Espaço, Espaços do Imaginário (IN-CM, no prelo); c) Romance: Línguas de Fogo. Paixão, Morte e Iluminação de Agostinho da Silva (Ésquilo, 2006); d) Teatro: Folia. Mistério de uma Noite de Pentecostes (Ésquilo, 2007). Organizou, com Duarte Braga, o volume O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa (Ésquilo, 2007).
Coordenou a edição das Obras de Agostinho da Silva, na Âncora Editora e no Círculo de Leitores, e coordena o levantamento, estudo e futura edição do seu espólio. Presidiu à Comissão Coordenadora das Comemorações do Centenário de Agostinho da Silva e integrou a Comissão Organizadora das visitas do XIV Dalai Lama a Portugal. Sócio-fundador e membro da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, Presidente da União Budista Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva.

Renato Epifânio
Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e da Direcção da Associação Agostinho da Silva; Secretário-Executivo das Comissão das Comemorações do seu Centenário; investigador na área da "Filosofia em Portugal", com dezenas de estudos publicados; Licenciatura e Mestrado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; doutorou-se, na mesma Faculdade, no dia 14 de Dezembro de 2004, com a dissertação Fundamentos e Firmamentos do pensamento português contemporâneo: uma perspectiva a partir da visão de José Marinho (IN-CM, no prelo); autor das obras Visões de Agostinho da Silva (Zéfiro, 2006), Perspectivas sobre Agostinho da Silva (Zéfiro, 2007) e Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007), já em parte publicado na Philosophica, Revista do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ultima neste momento uma outra obra: Via Aberta: de Marinho a Pessoa, da Finisterra ao Oriente.

Direcção da NOVA ÁGUIA Direcção da Associação Agostinho da Silva, sede da Revista

Associação Agostinho da Silva
Nova Águia

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Media

Artigo sobre o III Encontro de Alternativas... Aqui.

ATMA - ACOUSTIC/ROOTS MUSIC - Confirmado

1 de Junho, Domingo
Tenda Cónica, 17h
70m.

Atma é uma projecção do Espírito que se materializa em música.
É uma espécie de salto no vazio, que nos permite libertar e entrar em contacto com o mais íntimo das nossas essências.
Este espectáculo assenta numa viagem musical que caminha por vários estilos e ambientes, tendo a música étnica como base e influência.
Hugo Claro - Voz, Guitarra Semi-Acústica, Acordeão e Bandolim
13-09-1976, Nacionalidade Portuguesa
Curso de Ofícios do Espectáculo na EscolaProfissional de Artes e Ofícios do Espectaculo (EPAOE) - Chapitô
Músico, Compositor e Artista Plástico.
Membro dos projectos:
The Standarts.
Presentemente lecciona Educação Musical no Ensino Primário (1º a 4ª Classe).
Jorge Machado - Percussões: Cajon, Darbukas, Udu Drum, Tar
09-04-1982, Nacionalidade Portuguesa
3ºano do Curso de Artes Plásticas na ESAD - Escola Superior de Arte e Designdas Caldas da Rainha, Curso de Ofícios do Espectáculo na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectaculo (EPAOE) - Chapitô .
Músico, Percussionista e Artista Plástico.
Membro dos projectos:
Informa - The Positronics feat Ras Damula www.myspace.com/projectoinforma
Jah Army Corporation, e participa ao vivo com Teresa Gabriel www.myspace.com/teresagabriel37
Presentemente lecciona Educação Musical no Ensino Primário(1ª a 4ª Classe).
Participações:
Berta Azevedo - Voz
Gonçalo Bacalhau - Guitarra Semi-Acústica
19-6-1987, Nacionalidade Portuguesa
Músico, Produtor de Música Rap e Reggae, Músico de Circo.
Membro dos projectos:
Produtor de Música Electrónica www.myspace.com/gbacalhau
Caroline Oulman - Voz
27-12-1982, Nacionalidade Portuguesa
Licenciada em Estudos Humanitários em Londres (School of Oriental and AfricanStudies).
Cantora e Bailarina de Dança Cigana e Oriental, participa nos projectos:
Presentemente lecciona Educação Musical no Ensino Primário (1ª a 4ª Classe).

domingo, fevereiro 24, 2008

DISSIDENTES - PEDRO MADALENO - Confirmado

Domingo, 1 de Junho
19h30, Tenda Cónica

Com uma posição de continua renovação, reforma e revolta na sua visão artística e humana da vida, Pedro Madaleno apresenta-nos o seu novo projecto DISSIDENTES, um power trio irreverente.
DISSIDENTES propõe uma música imprevisível que coloca questões, e se move num espaço de reflexão sobre a relatividade e ambiguidade das nossas acções como artistas e seres humanos.

Pedro Madaleno: guitar, sound design
Alexandre Frazão: bateria
Miguel Amado: baixo eléctrico

Pedro Madaleno é um dos mais importantes guitarristas nacionais de jazz. Estudou na escola de Jazz do Hot Clube de Portugal entre 1981 e 1985. Durante dois anos estudou piano clássico, tendo completado o 6º ano de educação musical no Conservatório Nacional.
Assume-se como compositor desde 1986, compondo não só para os seus grupos, mas também peças para música a solo, vídeos, dança, etc..
De 1986 a 1990 vive uma intensa experiência musical nos EUA, onde foi Bolseiro na Berklee School of Music (Boston) e na New School of Social Research (Jazz Program), em Nova Iorque. Nesta fase estudou e tocou com grandes músicos, como Lee Konitz, Jim Hall, John Abercrombie e Karl Berger, para além de ter estudado com John Scofield, Ken Werner, Attila Zoller, Ted Dunbar, Mark Helias e Hal Galper, entre outros.
Tem colaborado também com alguns dos mais prestigiados nomes do jazz luso, como os irmãos Moreira (Pedro, João e Bernardo), o saxofonista Carlos Martins e o trompetista Laurent Filipe, entre outros.
Desde 1990 é professor na escola de Jazz do Hot Clube de Portugal.
Já se apresentou, com as suas diferentes formações, em grande parte dos mais importantes festivais nacionais (Lisboa, Porto, Seixal, Festa do Avante, Braga, Valado dos Frades, etc.). Angola e China já tiveram igualmente oportunidade de o ver e ouvir ao vivo.
O Pedro Madaleno Grupo foi escolhido pela Secretaria de Estado da Cultura em 1995 para realizar o projecto Itinerâncias - uma digressão de vários concertos pelos Açores e Alentejo.
Na sua discografia constam: "Earth Talk" [Discáudio, 2002], "Easy Living" [2002], "The Sound Of Places" [Clean Feed, 2005] e "Underpressure" [Tone Of A Pitch, 2005], todos eles preenchidos por
composições da sua autoria.

Alexandre Frasão é um dos bateristas centrais da música nacional, com um rol de participações infinito em todas as áreas, do jazz (Bernardo Sassetti, Laurent Filipe), à música tradicional (Júlio Pereira, Tim Tim Por Tim Tum), da pop (Pedro Abrunhosa, Rui Veloso) à música experimental (Nuno Rebelo).
Participou em mais de uma dezena de discos de artistas portugueses.
Foi membro fundador do grupo Resistência, com o qual fez várias tournées pela Europa.
Foi um dos fundadores do grupo de Etno-Jazz “Ficções”, com o qual gravou dois discos e tocou em diversos Festivais de Jazz em Portugal, Brasil, África e Ásia. Em 1994 participou numa série de concertos realizados em Portugal com o cantor e compositor Ivan Lins.
É co-fundador do grupo de percussões Tim Tim por Tim Tum

Miguel Amado estudou guitarra clássica com o Professor Piñeiro Nagy, na Academia de Amadores de Música, tendo completado o 6º Grau do respectivo curso.
Tem, no entanto vindo a dedicar-se mais aprofundadamente ao estudo do Jazz, e do Baixo eléctrico.
Estudou na escola de Jazz do Hot Club de Portugal, tendo igualmente estudado particularmente com professores como Pedro Madaleno com quem estudou improvisação, composição e arranjo.
Participou em varios Workshops de importantes músicos estrangeiros como Phil Markowitz, Ed Neumeister, Arnie Lawrence, Bruce Barth ou Henry Martin. Há vários anos que dá aulas particulares, sendo também professor das disciplinas de baixo eléctrico e combo na escola de jazz do Hot Clube de Portugal e no Musicentro (escola de música dos salesianos de Campo de Ourique).
Tem leccionado igualmente diversos workshops e master-classes em locais como o Conservatório da Horta (Faial - Açores), Faculdade de Medicina do Porto, Workshop de guitarra eléctrica (com Luis Moreno) no Teatro Municipal de Algés.
Participou como músico convidado na gravação do CD de música intrumental "Just in Time" do guitarrista Luís Moreno, editado em 2002. Em 2003 gravou com Fausto o CD "A Ópera mágica do cantor maldito".Recentemente editou o seu primeiro CD "Mensagens de Fumo" com o seu Quarteto. Neste CD participam os músicos habituais do grupo: Guto Lucena em saxofone, Ruben Alves nos teclados e Vicky na bateria. Um projecto que se insere dentro da área do jazz contemporaneo onde tem a possibilidade de tocar as suas próprias composições. Neste grupo ja colaboraram outros musicos do mais alto nivel como Alexandre Manaia, Pedro Madaleno, Jorge Reis ou Bruno Pedroso.
Tem tocado com diversos outros projectos de música improvisada como o Trio de Pedro Madaleno (com Pedro Madaleno e Bruno Pedroso), Ficções, Under Pressure, Spill (projecto do guitarrista André Fernandes), Opium ou Password.
Em outras áreas musicais tem tocado com nomes como Fausto, Lúcia Moniz, André Sardet, Anabela Duarte ou David Ripado.

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quarta-feira, fevereiro 20, 2008

ÚTERUS - Dança oriental e contemporânea - Confirmado

Sábado, 31 de Maio
Tenda Cónica, 20h30
Duração 60m

Úterus conta com a presença de duas bailarinas/performers que fundem a técnica de dança oriental e dança contemporânea.
Inspirando-se na história La Loba, conto tradicional mexicano narrado por Clarissa Pinkola Estes, autora de «Mulheres que correm com os Lobos», Íris e Helena recriam os arquétipos da vida da mulher, desde o nascimento à morte, passando pela sensualidade, maternidade, maturidade.
Sendo filha, irmã, amiga, amante.
O lado doce, o lado selvagem, o lado que destrói e o lado que cria e nutre. Reunindo num espectáculo a mulher no seu todo, naquilo que representa e que é comum a todas as culturas do mundo e a todas as eras.


Úterus debruça-se sobre a dualidade feminina, a fragilidade e a força, a mãe e a sábia anciã, a menina e a rebelde, a noite e o dia.
O espectador segue as transformações das intérpretes na viagem do Nascimento até à Morte, do Útero nascendo, a ele regressando.
O útero como o vaso alquímico da criação, renovação e transformação.




Helena Madeira
Adoro o tempo que tem a inspiração, o caminho que percorre às profundezas de mim... E como da expiração nasce o som e o movimento...
O meu percurso como ser humano contempla onze anos de dança.
Tocaram-me particularmente, os encontros com Sofia Neuparth, Howard Sonenklar e Peter Michael Dietz na pesquisa do Movimento e no estudo do Corpo no C.E.M; Destaco a Orientação do Fernando Nogueira e António Feio no trabalho teatral e Fernando Serafim no Canto Lírico.
Tive aulas, frequentei workshops de Dança Africana com Marc N’Danou e Toni Tavares, Dança Oriental com Íris, Myriam Szabo, Annie N’Ganou, Paula Lena e Prisca Diedrich.
Actualmente, estudo Canto no Conservatório Nacional, e passei, também, pela Escola de Jazz do Hot Club em Lisboa.
Ao vivo apresento-me com o Projecto Iara (concerto Performativo), Uterus (Dança Oriental e Contemporânea) e Caixinha de Música (Teatro Musical Infantil) e abraço os MU sempre que me convidam.
Dedico-me às alunas com quem posso partilhar a Dança Oriental e Contemporânea e, a Voz enquanto instrumento orgânico.
Do ponto de vista académico sou licenciada em Antropologia e em Língua e Literatura Italiana.
Interesso-me pelos rituais de Voz e Corpo enquanto processos sociais e psicológicos de manutenção da estabilidade das sociedades.
Sou Apaixonada pela Luz de Lisboa.

Irís
Íris iniciou em 1994 a prática de Modern Jazz e Dança Contemporânea. A Dança Oriental surge como resposta espontânea ao seu anseio de integrar em si sob a forma de dança a cultura egípcia e oriental que desde sempre a fascinou, pela sua mitologia. Inicia o estudo com Anah Datile, desenvolvendo um trabalho profundo e intensivo com Shokry Mohamed e Myriam Szabo. Enriqueceu o seu vocabulário com conceitos básicos de Bharata Natyam com Tarikavalli, Kathak com Prya Pawar, Flamenco com Rosário Peinado e Sofia Abraços.
Estuda profundamente Hatha Yoga, meditações estáticas e dinâmicas, Pranayama, massagem e medicina Ayurvédica, Thai Yoga e alimentação natural, com Atul Mulji e Dr. Marda (Índia).
Íris desenvolve um profundo trabalho de criação e investigação. Tendo como ponto de partida o estudo dos aspectos tradicionais, tribais e Sagrados e Rituais das Danças, Mitos e Tradições populares do Médio Oriente e Balkans, a sua busca passa por reintegrar na prática movimentos anatomicamente naturais, adequados e benéficos à Mulher, estimulando a consciência do seu corpo e de si mesma através dele, recuperando o sentimento de círculo e irmandade, tão relevante nas danças tradicionais orientais. O estudo de Yoga, massagem thai Yoga e Ayurveda conferem ao seu trabalho uma riqueza profunda do ponto de vista anatómico e energético. Por estudar arquétipos mitológicos de civilizações pré-clássicas, clássicas e orientais, a sua abordagem encara o corpo e a mente como um todo. O processo de Dança é ao mesmo tempo interior e exterior, meditativo e comunicativo.

CAIXINHA DE MÚSICA - Teatro Infantil - Confirmado

Domingo, 1 de Junho
Tenda Cónica, 15h
Duração 45m


É numa caixinha de música em ponto gigante que, uma boneca bailarina, seguida pelos dois músicos que nunca a abandonam, conta as inúmeras histórias em que se viu envolvida.
Passaram-se anos e anos naquele sotão empoeirado.
Esquecidos?... talvez não seja essa a melhor expressão, porque mesmo longe do olhar dos homens comuns a caixa esteve sempre na companhia de maravilhosos seres mágicos, que durante as suas passagens pelo sótão, lhe sopraram melodias de encantar…
Pedro Castanheira (Guitarra, piano, flauta, didgeridoo, voz)
Depois da sua primeira educação e experiência no piano clássico na Juventude Musical Poirtuguesa, estudou no Hot Club de Lisboa, dedicando-se mais ao jazz. Depois, tocou em Itália (2001/2002), Cabo Verde onde terminou a sua licenciatura em sociologia com uma tese sobre a globalização na música em Cabo Verde (2005), Portugal e Paris (2005/2006). Actualmente reside em Lisboa onde desenvolve variados projectos que atravessam o jazz/pós rock (colectivo Páscoa), o jazz em fusão com a música do mundo (Yemanjazz), a música para bailado (projecto Iara), o hipop (Chullage & the ways and means comitee), e a música para crianças/jazz subaquático (projecto Almagreira).

Helena Madeira (Voz)
O seu percurso como ser humano contempla dez anos de dança (moderna, contemporânea, africana e, recentemente de uma forma mais aprofundada, a dança oriental); trabalhos intensos em pesquisa teatral; Estudo da Voz enquanto instrumento orgânico e colaboração em projectos de intervenção social onde, procura desde sempre uma abordagem elástica com várias vertentes artísticas que, sirvam os objectivos sociais do indivíduo/criança.
Destaca os encontros com Sofia Neuparth e Howard Sonenklar na pesquisa do Movimento e no estudo do Corpo; Fernando Nogueira e António Feio no trabalho teatral; Fernando Serafim na Voz e Chullage na intervenção Social.
Actualmente, colabora como cantora em vários projectos musicais, estando também a preparar um espectáculo performativo que atravessa diversas áreas de expressão na análise da temática do “Ritual” mas também, a trabalhar repertório tradicional português.
Do ponto de vista académico é licenciada em Antropologia e em Língua e Literatura Italiana.

Ian Carlo Mendoza (Percurssão)
Nascido na Cidade do México, Ian Carlo cresceu em Culiacán, Sinaloa, onde começou a sua aprendizagem de bateria e percurssão. Tendo tido diversas experiências em distintos grupos, foi fundador do Ketiak Percurssion Ensemble e do Kiclaroian Experimental Percurssion. Trabalhou também como coordenador académico na José Limón de Difocur Art School durante dois anos. Na sua larga experiência como músico destacam-se várias tournees europeias (França, Alemanha e Espanha) e bastantes concertos por todo o México em festivais de música e de teatro. Actualmente reside em Lisboa onde desenvolve vários priojectos.

Caixinha de Música

HISTÓRIAS PARA ASSUSTAR E RIR - Teatro Infantil

Domingo, 1 de Junho
Tenda Cónica, 16h30
Duração 25m

A partir do universo ficcional de Carlo Lucarelli.
O livro é uma pequena peça, na fronteira do teatro e da dança, direccionada para crianças dos 5 aos 12 anos.
Propõe-se uma narrativa de terror transposta com artificio mínimo, acentuando-se o movimento corporal da actriz, que vive e faz acontecer as emoções no pequeno público.
Um história de terror que faz rir e que se encontra no jogo teatral em cada mente palpitante, indo de encontro às profundas expectativas de um público novo e exigente.

“O Livro”
Esta é a história de um livro, que apesar de aparentemente normal, encerra em si um segredo terrível.
Vittorio, um homem casado que não gosta de ler, compra um livro em segunda mão numa livraria, na ideia de enfeitar a estante que a sua mãe lhe oferecera.
Mas, assim que o livro entra em sua casa e é colocado na prateleira, coisas muito estranhas começam a acontecer… A casa inteira fica gelada como um frigorifico, a sua namorada Laura adormece envenenada e não consegue acordar, portas que estavam trancadas aparecem abertas, o canário que tem na sala grita como uma pessoa…
É que dentro daquele livro vive preso há 50 anos o fantasma de Antonella… uma mulher linda mas vingativa, que anda a provocar todas aquelas confusões.
Para desvendar o mistério e salvar a sua querida Laura, Vittório torna-se de um dia para o outro, num fantástico detective, que envereda numa assustadora, perigosa e divertida expedição.
E final da história, Vittorio desvenda o terrível segredo de Antonella!

CV: Mafalda Santos é licenciada em Teatro desde 2005 pela Escola Superior de Teatro e Cinema tem vindo a desenvolver um trabalho muito ligado ao público mais jovem. Ao seu trabalho como actriz alia a vantagem de ser também professora de expressão dramática no ensino básico, o que lhe dá um conhecimento muito grande do universo das crianças.

TEATRO TAPA FUROS - ESTÓRIAS ALUADAS - Confirmado

Sábado, 31 de Maio
Tenda Cónica, 15h30
Duração 60m

No ambiente mágico, histórico e mítico de Sintra, o Teatro TapaFuros pretende homenagear personagens e estórias marcantes e inesquecíveis. Assim surgiu o convite a autores sintrenses para que elaborassem cinco versões dramatúrgicas ligadas ao universo sintrense. Pretende-se uma viagem diversificada que mergulhe nos mais variados aspectos da cultura destes lugares. São estórias inspiradas pela Lua, diva destas paragens, e que nos falam de poesia, ecologia, respeito pelo mundo que nos rodeia. Os autores que escolhemos, nos mais variados estilos, são José António Guille, George Till, Luísa Barreto, Maria Almira Medina, Rui Mário.

"Estórias que a Lua conta
A Lua conta estórias. Sempre contou! Em noites de calor, quando dançam os pirilampos… Ou naquelas noites de cheiro a chuva, quando os gatos estão enroscados junto ao fogo de uma lareira… A Lua gosta de segredar essas estórias, gosta de nos fazer sonhar, viajar por mundos nunca vistos. Se escutarmos com atenção, ouvimos uma canção que embala, que nos faz voar e rir! E viajamos para uma feira cheia de algodão doce e porquinhos de barro… Escutamos fadas a tilintar, escondidas em grutas que brilham! Descobrimos que as árvores falam e têm lições para nos ensinar… Dançamos com Columbina e comemos pão com Lua. Caminhamos pelas florestas e conversamos com as formigas, muito amigas…
É a Lua, muito antiga, muito sábia, que nos desvenda estas Estórias Aluadas! E se nos disserem que andamos com a cabeça na Lua, paciência, é verdade…
(...) de mão dada com a Lua, descubramos valores como a fraternidade, o respeito pelos eco-sistemas ou a valorização de todas as formas de vida do nosso planeta, permitindo uma reflexão e exploração conjunta entre as crianças e os adultos.
São boas razões para andar de cabeça na Lua, não acha?"
Rui Mário

Encenação > Rui Mário
Texto > Jorge Telles de Menezes, José António Guille, Luísa Barreto, Maria Almira Medina, Rui Mário
Musica > Pedro Hilário
Interpretação > José Redondo, Rute Lizardo, Samuel Saraiva
Cenografia / Figurinos > Elisabete Figueira
Design> Pedro Marques
Luminotécnia > José Miguel Antunes
Secretariado > Fábio VenturaProdução> Marco Martin

Teatro Tapa Furos

AURORA - MÚSICA PARA UM FILME MUDO - Confirmado

Domingo, 1 de Junho
Sala Polivalente, 20h
Duração 90m


Este projecto tem como base, transportar para o presente uma técnica comum nos primórdios do cinema e na exibição de filmes mudos. Resume-se assim, à
apresentação, ao vivo, de uma banda sonora composta para o filme “Aurora”,
recorrendo a alguns dos mais modernos instrumentos de interpretação e criação musical.
Diferentes ambientes e elementos sonoros serão abordados através das fortes emoções transmitidas pelas imagens. O objectivo não se prende apenas com o tentar modernizar ou actualizar, mas sim com o de reavivar um filme considerado por muitos, um marco histórico do cinema.
O filme ganhou três Óscares da Academia de Hollywood em 1928, precisamente para Melhor Filme, Actriz e Fotografia. Entre a comédia de costumes e a tragédia, F. W. Murnau conta a história de um triângulo amoroso. Um camponês, Ansass que se apaixona por uma mulher da cidade, sendo levado pela paixão, a trair a esposa Indre e a planear a sua morte num naufrágio premeditado.
A sedução e o crime, a angústia e o remorso, a alma dividida pela moral e pelo desejo, magnificamente fotografado.



Bruno Margalho - Saxofone
Iniciou os seus estudos musicais aos 16 anos, tendo como primeiro instrumento a bateria. Anos mais tarde, decide tocar saxofone e estuda com José Menezes, Mário Delgado, Pedro Madaleno, passando também pelo Hot Club de Portugal, onde esteve cerca de um ano. Em 2000, vai estudar para Londres licenciado-se na Goldsmith College Of London. Tocou com Christian Brewer, Franco Piccinno, Sebastion Rochford, entre outros.

Nuno Costa - Guitarra e Laptop
Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Amadores de Música em 1998. Posteriormente, ingressa na escola do Hot Club de Portugal, tendo em 2002 recebido uma bolsa de estudo para a conclusão dos seus estudos nesta escola. Em 2003, novamente como bolseiro, prossegue a sua formação na Berklee College of Music, tendo terminado o curso de Film Scoring em 2005.
Como concertista, e nas mais diversas formações, passou por palcos como CCB, Hot Club, XII Festival de Jazz de Macau, Teatro Gil Vicente, Seixal Jazz, Teatro São Luís, assim como vários outros festivais e iniciativas no âmbito da música jazz.

Óscar M. Graça - Teclados e Laptop
Óscar Marcelino da Graça nasceu em Aveiro em 1980. Após estudar com o seu avô materno, ingressou no Conservatório de Música de Aveiro em 1990, concluindo o curso complementar de piano em 1998, ano em que entrou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde se viria a licenciar em Composição em 2002. Entre 1996 e 1999 passou pela Escola de Jazz do Porto, Oficina de Música de Aveiro e Hot Clube de Lisboa. Em 2003 foi-lhe atribuída uma bolsa pela Berklee College of Music onde frequentou dois semestres em 2005. Em 2006 iniciou a sua Tese de Doutoramento “Os Futuros do Jazz – Um Laboratório de Criação”.
Participou em diversos eventos como o Festival de Jazz “InJuve” de Ibiza, Festival Jazz na Relva de Paredes de Coura, Festival de Jazz do Valado dos Frades, Festival Internacional de Música de Aveiro, Programa “XPTO”, entre outros.


Temptrack

QB - QUANTO BASTE BAND - Confirmado

Sábado, 31 de Maio
Tenda Cónica, 17h
Duração: 75m

QuantoBaste é um projecto novo com ideias novas e cheio de energia, baseado em valores universais como o Amor, a Liberdade de Expressão e a exaltação do Homem como Ser.
Está direccionado para Todos mas principalmente para aqueles que respeitam a Vida e o Próximo…
QuantoBaste é um projecto de 3 irmãos, que nasce nos finais de 2005, Ivan, Lito e João e que aposta na língua portuguesa apoiada em ritmos fortes e melodias viciantes Q.B.

João Pedreira - Voz e guitarra
Lito Pedreira - Bateria

QB
Quanto Baste

DJAMBOONDA - Confirmado

Domingo, 1 de Junho
Em todo o Recinto, das 15h às 21h



Na rua o batuque é alegria. A percussão fala com aqueles que passam.
Percussão e dança africana, retomando a tradição.
Com desfiles coloridos e explosivos, contagiam o público com a sua música.

Claudina - Dançarina
Arantxa - dançarina
Sane - Djembé
Kula - Dumbas
Guilhas - Dumbas
Dez - Djembé
O grupo Djamboonda retoma os seus espectáculos, trazendo de volta a energia contagiante e colorida da percussão e da dança Africana.
Com um espectáculo original os Djamboonda pretendem surpreender e levar o público por uma viagem pelas terras quentes de África.
A singularidade deste grupo, assenta igualmente no interesse em contribuir para o reconhecimento do valor da diversidade de culturas, participando em projectos sociais onde realizam workshops de percussão e dança africana.
Raiz Africana
Tronco Afroluso
Ramos e folhas cultura crioula
Flores e frutos som e sabores com fusão

Quando à dez anos os Djamboonda iniciaram o seu percurso na área da musica étnica procuraram trazer um pouco do que é e o que representa a musica tradicional africana.
Hoje apresentam um espectáculo único em que a musica dos tambores, entre outros, se harmoniza com a dança e a cor. A heterogeneidade de culturas transpõe-nos para uma realidade actual onde uma vez mais se comprova que a musica é uma necessidade social e sem duvida um conceito universal.
Os músicos vindos de Portugal, Cabo-Verde e Guiné-Bissau trazem consigo os ingredientes necessários para a criação de um som contagiante e condimentado.

Djamboonda
(+351) 235 412 982 (+351) 96 5230801 / 96 9021081
djamboonda@net.sapo.pt

PEACE REVOLUTION - Confirmado

Sábado, 31 de Maio
Tenda Cónica, 22h
Duração 90m




A TERRA ESTÁ EM PERMANENTE MUTAÇÃO, A RAÇA HUMANA ENFRENTA NOVOS DESAFIOS, NOVAS CULTURAS EMERGEM DA FUSÃO ENTRE OS DIVERSOS POVOS DO NOSSO PLANETA. A TECNOLOGIA ELIMINA AS FRONTEIRAS DO ESPAÇO E DO TEMPO E ABRE PORTAS PARA UNIVERSOS MUSICAIS NUNCA ANTES EXPLORADOS.
O CONCEITO PEACE REVOLUTION ESTÁ ENTRE O NOVO E O ANTIGO, ENTRE O ACÚSTICO E O ELÉCTRICO, ENTRE O HOMEM E A MÁQUINA.
AS POSSIBILIDADES SÃO INFINITAS…


CARLOS BASTOS (DJVIMANA)
GUITARS, OUD, SITAR, KEYBOARDS, BASS, PROGRAMMING, PRODUCTION, BACKING VOCALS, LYRICS

TITO RIBEIRO
VOCALS, LYRICS, PRODUCTION

FRED e LITO
LIVE DRUMS

PeaceRevolution

YEMANJAZZ - Confirmado

Sábado, 31 de Maio
Tenda Cónica, 19h30
Duração 90m.





Tal como o nome sugere, a musicalidade deste projecto está bastante ligada ao mar e aos seus misteriosos habitantes... Yemanjaz submerge ao encontro de novos vortex espacio-temporais do universo musical, dificultando por isso uma qualquer definição estilística.
A sua formação assenta em dois trompetes, dois saxofones, um baixo eléctrico, um contrabaixo, percussão e vibrafone, bateria, guitarra, piano, flauta transversal e voz perfazendo um total de nove músicos. Tudo isto resulta numa verdadeira crioulização musical e poética, através da criação de composições e arranjos originais, que atravessam batucadas Cabo-verdianas, Mandinga afro cubano, Samba brasileiro, secções de sopros Pós-bop, entre toda uma parafernália rítmica e linguística de origens tão dispares e tão comuns.
A variedade de nacionalidades na presente formação enriquece ainda mais estas Vectorizações Musicais Globais...

Pedro Castanheira - Voz, guitarra, piano e composição
Depois da sua primeira educação e experiência no piano clássico na Juventude Musical Portuguesa, estudou no Hot Club de Lisboa, dedicando-se mais ao jazz. Depois, tocou em Itália (2001/2002), Cabo Verde (onde terminou a sua licenciatura em sociologia com uma tese sobre a globalização na música do país) (2005), Portugal e Paris (2005/2006). Actualmente reside em Lisboa onde desenvolve variados projectos que atravessam o jazz/pós rock (colectivo Páscoa), o jazz em fusão com a música do mundo (Yemanjazz), a música para bailado (projecto Iara), o hipop (Chullage & the ways and means comitee), e a música para crianças/jazz subaquático (projecto Almagreira).

Peter Bastian - Sax alto
Nascido na Suécia, Peter começa por tocar bateria no início dos anos 60 em Amsterdam. Nos anos 70 começou a tocar clarinete (em Montreal Canada) e saxofone tendo beneficiado da colaboração com músicos como Louis Moholo, Tristan Honsinger e Raphael Garret entre muitos outros. De referir também a passagem de um ano em Dakar onde tocou com varados músicos locais. Nos anos 80 tocou principalmente em Espanha e França onde começou a ensinar e colaborar em projectos teatrais. Nos anos 90 veio para Portugal onde começou a plantar árvores. Actualmente toca, planta, pinta e escreve.

Francisco Andrade - Sax tenor
www.myspace.com/frantrek
Iniciou os seus estudos musicais de saxofone aos 12 anos de idade, como aluno da escola de música da Banda Recreio Camponês. No ano lectivo de 2000/2001, foi admitido no curso de Prática Orquestral na Escola Profissional de Música de Espinho. Frequentou vários master-class de Saxofone e Big Band, trabalhando com os profs: Jean- Yves Formeau ; Stephane Laporte; Francisco Ferreira; José Massarrão; Claude Delangle, Zé Eduardo, Pedro Moreira e João Moreira. Faz parte da Reunion Big Jazz Band. Actualmente, estuda no 4º ano do Curso Superior de Música-Instrumento no Campus Universitário de Almada (I.S.E.I.T) na classe do prof. Mário Marques. Frequenta a escola de Jazz do Barreiro, fazendo parte do combo e Ensemble orientados pelo Prof. Mário Delgado e Academia dos Amadores de Música no curso de Jazz com o Prof. José Menezes.

Ricardo Pinto - Trompete
www.myspace.com/yetiproject
Ricardo é um músico eclético que gosta de desenvolver diferentes linguagens musicais, sempre com o jazz como linha de orientação. Estudou na escola Acorde Comigo, no Hot Club de Portugal, tendo também participado em variados workshops e seminários. Vive presentemente em Lisboa onde participa em diferentes projectos: Yeti Project (jazz), Kumpania Algazarra (fusão balcânica), o presente grupo Yemanjazz e a Reunion Big Jazz Band (jazz).

Pietro Casella - Baixo eléctrico
www.myspace.com/pietrocasella
Português de origem Italiana, Pietro é um músico autodidacta desde os dez anos de idade. Aos 13 começou a desenvolver o baixo eléctrico como instrumento de estudo principal. Durante a adolescência aprendeu a tocar guitarra, piano e bateria, actuando em concertos afro-brasileiros. Começou a estudar Inteligência Artificial aos 18 anos, tendo concluído um MSc em Composição Automática de Música. Para complementar as suas próprias descobertas musicais, Pietro teve aulas de harmonia/baixo com Jorge Lee, piano clássico com António Serra e trompete/composição com Laurent Filipe. É também co-fundador do colectivo FlySolo, membro activo de grupos como Yemanjazz, Kabula Beat, Colectivo Páscoa, Ways and Means Comitee, e produtor de Chullage.

Afonso Castanheira - Contrabaixo e percussão
Actualmente divide a sua aprendizagem do contrabaixo entre uma escola de jazz - o Hot Club de Portugal, e uma clássica - Academia de Amadores de Música. Participa em concertos desde os 16 anos, tendo já tocado em Portugal, Espanha, Paris e em Djerba (Tunisia). Multi-instrumentista participa também nos grupos - Projecto Iara e Drasca.

Nuno Pessoa - Bateria
www.myspace.com/nunopessoa
Nuno Pessoa fez a sua primeira apresentação pública em 1994 quando tinha apenas 14 anos com o grupo “Pinhead Society” um grupo indie rock que rapidamente se tornou num fenómeno a nível nacional. Desde aí tem estado sempre presente na cena musical portuguesa tocando com uma grande diversidade de artistas. A sua música atravessa universos tão distintos como o trip-hop electrónico (Coldfinger), o jazz mutante experimental (Colectivo Pascoa) o rock assumido (Rock Group Tiger) o hip-hop (Chullage), entre outros projectos.

Ian Carlo Mendonza - Percussão
Nascido na Cidade do México, Ian Carlo cresceu em Culiacán, Sinaloa, onde começou a sua aprendizagem de bateria e percurssão. Tendo tido diversas experiências em distintos grupos, foi fundador do Ketiak Percurssion Ensemble e do Kiclaroian Experimental Percurssion. Trabalhou também como coordenador académico na José Limón de Difocur Art School durante dois anos. Na sua larga experiência como músico destacam-se várias tournées europeias (França, Alemanha e Espanha) e bastantes concertos por todo o México em festivais de música e de teatro. Actualmente reside em Lisboa onde desenvolve vários priojectos que atravessam o jazz/pós rock (colectivo Páscoa), o jazz em fusão com a música do mundo (Yemanjazz), a música para bailado (projecto Iara), a percurssão criativa (Tokingcratch Project) e a música para crianças/jazz subaquático (projecto Almagreira).

Alexandre Andrade
www.myspace.com/alexandrade_trp
Alexandre começou por tocar numa banda filarmonica na Madeira quando tinha 10 anos. Nascido na Venezuela veio viver para Portugal com 5 anos, estuda actualmente na Escola Superior de Música onde desenvolve não apenas a música clássica e contemporanea, como também o jazz com uma particular e subtil fusão com sonoridades mais tradicionais.

Yemanjazz

FARRA FANFARRA - Confirmado

30 de Maio, Sexta-feira
Em todo o recinto, das 15h às 22h




A Farra Fanfarra abana o globo terrestre até as fronteiras se transformarem numa confusão de ritmos e cores enebriantes.
Circo e música de mãos dadas para uma farra sem limites!



Joana Soares - Percussão
Pedro Santos - Percussão
Miguel - Tuba
Paul - Trombone
André Marques - Sax Tenor
Jörg Demel - Sax Alto
José Lencastre - Sax Alto
Matthieu Ehrlacher - Sax Soprano
Carlo Coppadoro - Trompete
Sandro Felix - Trompete
Stefano - Mestre de cerimónia

Farra Fanfarra

THE MOST WANTED - Confirmado

30 de Maio, Sexta-feira
Tenda Cónica, 22h
Duração 105m


Os THE MOST WANTED são o resultado de um original e dinâmico reggae/afro-beat/fusão, de uma extrema diversidade musical resultante da contribuição de cada instrumento. É sobre as bases musicais e espirituais do reggae que acrescentamos os vários contributos e influências de cada um de nós.
Através da música, a banda procura contribuir para uma mentalidade mais consciente, mais sensível e mais humana difundindo mensagens afirmativas de energia e amor mas também de alerta aos problemas do mundo.
Os The Most Wanted são um colectivo de 12 músicos já com alguma experiência em festivais e concertos um pouco por todo o país (Festival de Surf da Ericeira, Festival Musa em Carcavelos, Festival Pké Jovem na Praia da Areia Branca, Satóri em Loulé, Festival Roots no Contagiarte no Porto, Santiago Alquimista em Lisboa, etc)

O projecto surgiu em 2004. Entre 2005 e 2006 os The Most Wanted deram mais de 50 concertos de norte a sul do país, com uma grande aceitação por parte do público. A energia em palco e o ambiente festivo fazem de cada espectáculo uma cerimónia à qual ningém fica indiferente.
Depois de um paragem para reestruturação e para definir o rumo a seguir, a banda voltou em força neste ano de 2008, lançando o seu EP de estreia e estando disposta a chegar ao maior número de pessoas possível.

André Leal - Bateria
Pedro Santo – Percussão
Tiago “Chefe”- Baixo Eléctrico
Grilo- Guitarra Eléctrica Solo
Nuno Miguel - Guitarra Eléctrica Ritmo
Pedrinho - Teclados
Kalonga - Voz Principal
Isabel - Coro
Sara - Coro
Luís - Trompete
Vini - Trombone
Zé - Saxofone Alto

The Most Wanted

quarta-feira, novembro 28, 2007

Aceitam-se projectos!

Já estamos a planear a programação de 2008, enviem-nos as vossa propostas para encontroalternativas@sapo.pt
Obrigada ao Coffee Paste pelo apoio!
Até já!