sábado, maio 10, 2008

As Doulas na humanização do parto

1 de Junho, Domingo
Pelas 15h, Sala Polivalente
Com Carla Silveira, Susana Pinho e Catarina Pardal
"Há mulheres que ajudam outras mulheres a encontrarem o poder dentro de si para conduzirem o nascimento dos seus filhos e terem uma experiência de parto que as realize enquanto mulheres como um todo. Essas mulheres são as doulas."
Associação Doulas de Portugal

"Uma doula é uma mulher geralmente com experiência de maternidade, que conhece e compreende a fisiologia do parto, que acompanha a mulher durante a gravidez e que está ao seu lado durante o parto, ajudando-a a sentir-se segura de modo a que ela consiga mais facilmente dar à luz. A doula acompanha também o processo do pós-parto (cuidados com a mãe e com o recém-nascido, amamentação, adaptação da família a um novo elemento)
Geralmente, a doula conhece a futura mãe durante a gravidez, estabelecendo-se entre elas uma relação de empatia e confiança, importante para o acompanhamento do parto que acontecerá mais tarde. Ao longo da gravidez, a doula presta apoio emocional, esclarece dúvidas, auxilia na pesquisa de informação e ajuda a desmistificar o parto e o pós-parto.
Durante o trabalho de parto, a doula está com a mãe, mantendo uma presença discreta, tranquilizadora e criando uma esfera de protecção à sua volta, assegurando a satisfação das suas necessidades básicas: privacidade, segurança, luz atenuada, redução do uso de linguagem e conforto térmico, favorecendo assim o bom desenrolar do trabalho de parto fisiológico.
No hospital, a doula é um recurso particularmente precioso pois aí o pessoal médico não tem disponibilidade para prestar assistência personalizada. A doula funciona também como uma interface entre a mãe e o pessoal hospitalar, defendendo os seus interesses e desejos quanto ao seu parto.
A doula constitui um apoio não só à mãe como ao casal, sendo que o seu objectivo é sempre criar um ambiente harmonioso à volta da mãe, e reduzir a sua ansiedade, pois é isso que facilitará o trabalho de parto, ela transmite tranquilidade também ao pai, podendo ajudá-lo a prestar um melhor apoio à sua companheira.
Vários estudos comprovam os benefícios da presença de uma doula durante o trabalho de parto, diminuindo significativamente o número de intervenções médicas desnecessárias e aumentando a satisfação das mulheres relativamente à sua experiência de parto.
A doula é nos dias de hoje uma profissional da humanização do parto, que vê o parto como um evento normal e pleno de significado na vida das mulheres, porque o compreende para além do processo fisiológico, concebe-o numa dimensão totalitária: física, psicológica, sexual, emocional e espiritual do ser feminino.
Doulas são amortecedores afectivos. Funcionam para proteger as pacientes das inúmeras provas, dúvidas, angústias, às quais ela é submetida durante o nascimento de uma criança. (...) O nascimento humano provoca uma gama de sentimentos que normalmente não experimentamos no nosso dia-a-dia. É um momento muito mágico e muito poderoso. Por isso, as pessoas que estão presentes neste momento, são imanadas de uma energia muito especial, que impregna seus corpos e almas com uma luminosidade lilás e brilhante. As doulas, mulheres como as parturientes, são abençoadas com a dádiva da cumplicidade, e recebem como prémio a gratidão eterna."
Dr. Ricardo Herbert Jones, obstetra brasileiro e coordenador da Rede para a Humanização do Nascimento (ReHuNa) no Brasil



Carla Silveira
Sou mãe da Maria com 4 anos. Sou instrutora de yoga (trabalho com yoga na gravidez e pós-parto), educadora perinatal e Doula.
Tenho hoje a certeza de que o parto é um fenómeno natural e de que todas as mulheres dão à Luz com todo o seu corpo, toda a sua mente, emoções e espírito. A partir deste ponto guio-me como doula, consciente de que o nosso trabalho é cuidar, preencher de humanidade este evento e colaborar com a natureza.

Catarina Pardal
Chamo-me Catarina Pardal, nasci em maio de 1977 e sou mãe da Princesa Mariana nascida em 2004 e do Pirata Rodrigo nascido em 2006.
Para mim , o parto é sem dúvida um marco profundo na alma da mãe e do bebé. O corpo feminino carrega em si todas as condições necessárias para parir, como doula a minha função é apoiar incondicionalmente a grávida, lembrando-lhe a sua capacidade inata para fazer nascer um bebe. Um parto feliz e activo não gera apenas bebes saudáveis, gera mães felizes e confiantes, garante um vínculo mais intenso entre mãe e filho, gera mulheres mais fortes e poderosas. É por isto que amo ser Doula... Sou Educadora Perinatal, dou cursos de preparação para o nascimento e de Massagem para Bebés ao domicilio. Sou Personal trainer para gravidas e mamãs, instrutora de pilates.

Susana Pinho
Sou mãe de uma menina e dois meninos, sou terapeuta energética e doula, nasci a 20 de Outubro de 1975. Para mim, o nascimento é um milagre e deve ser vivido como um momento sagrado. Apoiar outras mães a serem protagonistas do seu parto, é mais do que uma profissão, é acima de tudo um apelo do coração.

1 comentário:

Aline Amorim (Doula) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.