quinta-feira, maio 08, 2008

Yoga do Riso

30 de Maio, Sexta-feira
das 15h às 22h31 de Maio, Sábado e 1 de Junho, Domingo
das 10h às 22h
Na Tenda da Cresceres
Com Rogério Paulo

O Yoga do Riso é uma técnica que leva o ser humano a enfrentar a vida de uma forma mais alegre. O “truque” está em resolver o que de menos bom nos acontece RINDO. Se bem que não se possa considerar o YOGA DO RISO como uma terapia, a técnica pode no entanto ser encarada como “terapêutica” já que os seus benefícios são imensos.O YOGA DO RISO é uma actividade realizada em grupo, onde os elementos partilham a alegria de “gargalhar”.
Destina-se a todas as pessoas de todas as idades.

Este método foi criado em 1995 pelo médico indiano de clínica geral Dr. Madan Kataria. Ele percebeu que o riso ajuda no processo de recuperação sempre que nos sentimos em desequilíbrio.
Quando rimos, toda as células do nosso corpo sofrem um processo de “oxigenação”, é por isso que, no final de “rirmos a valer” nos sentimos muito leves. Às vezes parece que não estamos sequer na nossa dimensão física/corpórea. Sentimo-nos a “flutuar” e com uma grande sensação de bem-estar, uma vez que são libertadas endorfinas, a chamada morfina natural que o organismo liberta e que vai provocar essa maravilhosa sensação de bem-estar.

O cérebro não distingue o riso espontâneo do riso forçado, reconhece apenas o RISO como sinal de alegria e felicidade, por este motivo, resulta igual o benefício de rir de verdade ou a fingir. As repercussões de um e outro riso para o organismo são exactamente as mesmas.



Os benefícios são muitos e de várias ordens. Começa por melhorar a saúde de uma maneira geral, o que traz mais qualidade de vida e bem-estar a quem o prática. Através do Yoga do Riso gere-se eficazmente o stress, uma vez que se passa do estado de alerta (stress) para o estado descontraído (zen). Pelo Yoga do Riso resgata-se com sucesso a nossa “criança interior” que, com o passar dos anos vamos esquecendo que existe, acabando muitos de nós por a deixar morrer.
Benefícios a nível físico:
- Aumenta o nível de oxigénio no organismo
- Liberta endorfinas (morfina natural do organismo)
- Melhora o sistema respiratório e cardio-vascular
- Aumenta a resistência física, pois o sistema imunitário é fortalecido
- Sensação de bem-estar
- Regula o peso
Benefícios a nível psicológico:
- Melhoria da auto-estima
- Combate a ansiedade
- Transmuta as emoções menos boas em boas
- Previne os estados depressivos
- Repõe a energia de uma forma geral
Benefícios sociais:
- Aproxima as pessoas. Ninguém é capaz de estar zangado junto de alguém que ri.
- A qualidade de vida no trabalho sai fortificada, e o desempenho profissional é o primeiro a dar conta disso mesmo
- Melhora as relações humanas de uma forma geral.

ROGÉRIO PAULO
Nasceu em Lisboa a 21 de Março de 1959. Desde sempre apaixonado pelos mistérios da vida, procurou respostas nos relacionamentos e comportamentos da espécie humana. Descobriu a sua espiritualidade e iniciou-se no Reiki. Estudou Engelharia Humana com António Guimarães e formou-se no “Processo para a Excelência XXI”. A descoberta dos cristais aproximou-o a António Duncan e com ele formou-se em terapias com cristais. Estudou a vibração do som pelas taças tibetanas com Ingrid Ortelbach e desenvolveu terapias conjuntas com vários terapeutas juntando as vibrações do som e dos cristais nas massagens e reflexologia. Frequentou vários cursos de desenvolvimento pessoal incluindo o método de Louise Hey. Formou-se em Yoga do Riso com Helena Mineiro e fundou o Clube do Yoga do Riso de Sintra. Actualmente dá cursos de cristais, Iniciação ao Processo de Excelência Pessoal e cursos de meditação. Faz Cristaloterapia, Leitura de Cristais e Yoga do Riso.

Yoga do Riso
Clube do Riso

Sem comentários: