sexta-feira, maio 09, 2014

Dança: Kathak - Dança Clássica Indiana

Dança: Kathak - Dança Clássica Indiana
Domingo, 25 de Maio, 20h
Palco




O Kathak é uma das formas de Dança Clássicas mais importantes da Índia. Tem um lugar de orgulho na área da dança representando a síntese de duas culturas diversas – Hindu e Islâmica.
O Kathak era a dança dos contadores de histórias, "katha" quer dizer história e "Kathak" quer dizer “aquele que conta uma história”. O Kathak é caracterizado por batida rítmica e rápida dos pés, piruetas rápidas que são colocadas a ciclos complexos de tempo.
A combinação de exuberância com reserva fá-lo um das formas de Dança Clássicas mais "naturais" de Índia. É também a que mais influencia a dança no Bollywood de hoje. O movimento, ritmo, cor, simbolismo e celebração tornam-se vivos nesta arte subtil, que é gritante, e de crescimento vivo e rápido através do mundo.

PERFORMANCE
Uma experiência hipnotizante que começa na raíz do corpo das bailarinas, os pés, para alcançar a alma da audiência. Esta peça tem um tom contemporâneo aplicado àquilo que é o vocabulário do movimento e o formato de apresentação do Kathak tradicional, manifestando-se pela beleza e a forma íntima com que é desenhada a dança e a música ao vivo e gravada. Inspirado nas tradições dos contadores de estórias da Índia, o misticismo do Sufi, e apaixão dos formatos musicais Islâmicos e a música Persa, a experiência é de certa forma espiritual e de certa forma estética.   

www.wix.com/lajjasambhavnath/kathak

Sem comentários: